Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
MÉTODO CANGURU: DA HISTÓRIA À IMPLANTAÇÃO NO BRASIL
Manuela Sobral Bentes de Melo, Thaís Brandão Carvalho de Oliveira, Valquiria Bruno Noroes, Isabela Capistrano Pinto, Isabelle Oliveira Parahyba, Marcio Coelho Parahyba Júnior

Resumo


Introdução: O Método Canguru, um tipo de assistência neonatal voltada ao atendimento do recém-nascido pré-termo (RNPT) e/ou de baixo peso, preconiza que o RNPT deve ser colocado sob o tórax materno, pele a pele, na posição supina durante permanência na maternidade, devendo ser mantido em casa, pois, é de suma importância que todos do ambiente familiar sejam inseridos nos cuidados com o bebê. Objetivos: Conhecer a trajetória histórica do Método Canguru, evidenciando seu surgimento e sua atual participação dentro das Políticas Públicas de Saúde. Método: Realizou-se um levantamento bibliográfico através do portal da CAPES, LILACS, MEDLINE, Portarias e publicações do Ministério da Saúde (MS), UNICEF e OPAS. Resultados: Em 1978, foi idealizado na Colômbia, no Instituto Materno Infantil de Bogotá, visando diminuir os custos da assistência perinatal e garantir a estabilidade dos prematuros. No Brasil, em 1991, o Método foi inicialmente aplicado em Santos/SP, no Hospital Guilherme Álvaro. A partir de então, vários hospitais brasileiros iniciaram a posição canguru. O UNICEF estimulou novas pesquisas para avaliar o método, e em 1994 divulgou em vários países a estratégia de Humanização do Atendimento Neonatal. O MS teve a iniciativa de padronizar o Método Canguru. Estabeleceu parcerias com BNDES e com a Fundação Orsa para a implementação do Método no SUS e, em 1999, lançou a Norma de Atenção Humanizada ao RNPT – Método Canguru com implementação de Manual Técnico em 2000. Em 3 de março de 2000, o MS publicou a Portaria SAS/MS que inclui o procedimento de atendimento ao RNPT na tabela de procedimentos do Sistema de Informações Hospitalares do SUS e regulamentou o atendimento multiprofissional nessa assistência. Em 5 de julho do mesmo ano, foi aprovada a Atenção Humanizada ao RNPT - Método Canguru, publicada pela Portaria MS no 693. Mais de 30 anos se passaram até chegarmos ao método como estruturado na Portaria nº 930 de 10 de Maio de 2012 do MS. Essa Portaria estabelece os equipamentos técnicos e humanos mínimos para que ocorra assistência de qualidade, determinando como parâmetro, para cada 1000 nascidos vivos, um leito Canguru. Conclusão: No Brasil, com a implantação do Método Canguru, a assistência neonatal vem se modificando. O sucesso na assistência aos RNs internados depende da construção de vínculos que se formam no contexto hospitalar, sendo fundamental que todos os membros do ambiente familiar sejam inseridos na dinâmica dos cuidados com o bebê.

Palavras-chave


método canguru; aleitamento materno; prematuro

Referências


BHERING, C. A.; MOCHDECE, C. C.; MOREIRA, M. E. L. Modelo preditivo para displasia broncopulmonar ao final da primeira semana de vida. J Pediatr., [S.l.], v. 83, n. 2, p. 163‑170, 2007.

BRAGA, M. C. Redes Sociais de Suporte aos pais dos bebês internados na UTIN. Rio de Janeiro: IFF; 2006. Dissertação de Mestrado.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 693, de 5 de julho de 2000. Normas de Orientação para a Implantação do Método Canguru. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 06 jul. 2000.

CAMAROTTI, M. C. Atendimento ao Bebê uma Abordagem Interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

CRESPIN‑CULLERE, G. A. Clínica Precoce. [S.l.]: casa do psicólogo livraria editora, 1997.

CUSTÓDIO, Z. A. O. Redes sociais no contexto da prematuridade: fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento da criança ao longo dos seus dois primeiros anos de vida ‑ Programa de Pós‑Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010. Tese de Doutorado.

GRAZIANO, R. M.; LEONE, C. R.; CUNHA, S. L.; PINHEIRO, A. C. Prevalência da retinopatia da prematuridade em recém‑nascidos de muito baixo peso. J Pediatr, Rio de Janeiro, v. 73, p. 377‑382, 1997.

GUEDENEY, A.; LEBOVICI, S. Intervenções psicoterápicas pais/bebê. Porto Alegre: Artes médicas, 1999.

KLAUS, M. H.; KENNELL, J. H.; KLAUS, P. H. Vínculo, construindo as bases para um apego seguro e para a independência. Porto alegre: Artes Médicas, 2000.

KREISLER, L. A nova criança da desordem psicossomática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

LAMY FILHO et al, F. Avaliação dos resultados neonatais do Método Canguru no Brasil. Jornal de Pediatria, [S.l.], v. 84, p. 428‑435, 2008.

LAMY FILHO et al, F. Avaliação dos resultados neonatais do Método Canguru no Brasil. Jornal de Pediatria, [S.l.], v. 84, p. 428‑435, 2008.

LAMY, Z. C. ; GOMES, R.; CARVALHO, M. A percepção de pais sobre a internação de seus  filhos em unidades de terapia intensiva neonatal. Jornal de Pediatria, São Paulo, v. 73, n. 5, p.  293‑297, 1997.

LAMY, Z. C. Unidade Neonatal: Espaço de conflitos e negociações. Rio de Janeiro: Instituto Fernandes Figueira, IFF – Fiocruz, 2006. Tese de doutorado.