Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO MORHAN: INTEGRALIZANDO PRÁTICAS ACADÊMICAS A UM MOVIMENTO SOCIAL
Danielle Christine Moura Santos, Marize Conceição Ventin Lima, Ruanna Sandrelly de Miranda Alves, Jessica Pinto Santos, Ragive Ferreira Souza, Monique Vieira de Oliveira, Edgar da Silva Fontes, Camila Xavier Melo, Raiana Fernanda da Silva Santos

Resumo


Caracterização do Problema: O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN atua no sentido de acabar com o preconceito, colaborando para a eliminação da hanseníase, ajudando a curar, reabilitar e reintegrar socialmente as pessoas que a contraíram. Descrição da experiência: O projeto de extensão: “Integração Morhan: Integralizando Práticas Acadêmicas a um Movimento Social”, surgiu em 2011, no curso de enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), com o objetivo de inserir estudantes de graduação nas ações do Morhan núcleo Pernambuco. Este trabalho apresenta as atividades do projeto nos anos 2012/2013, buscando pontuar o caminho percorrido, as atividades desenvolvidas e a experiência adquirida pelos estudantes, durante o desenvolvimento do projeto. Efeitos alcançados: Realização do Seminário de Educação para Hanseníase de Pernambuco, em 2012 e 2013, contando com a participação de mais de 350 pessoas com os temas Hanseníase e direitos humanos e A formação do profissional de saúde para o combate a hanseníase. Operacionalização dos projetos Carreta da Saúde e Dia do Espelho Recomendações: A integração academia e organização social mostra-se como um caminho possível para as transformações das práticas acadêmicas engessadas em modelos tradicionais e mecanicistas, favorecendo assim a formação de um profissional crítico transformador da realidade. Caracterização do Problema: O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN atua no sentido de acabar com o preconceito, colaborando para a eliminação da hanseníase, ajudando a curar, reabilitar e reintegrar socialmente as pessoas que a contraíram. Descrição da experiência: Este trabalho apresenta as atividades do projeto nos anos 2012/2013, buscando potuar o caminho percorrido, as atividades desenvolvidas e a experiência adquirida pelos estudantes, durante o desenvolvimento do projeto Efeitos alcançados: Aprovação do projeto pelo edital da Pró-reitoria de Extensão da UPE, sendo contemplado com bolsa de extensão. Inserção ativa dos estudantes nas ações de educação em saúde, reuniões mensais do Movimento, organização de eventos, visitas às comunidades, organização e implementação de projetos, reuniões políticas com os gestores municipais e estaduais de saúde de Pernambuco, e com organizações de defesa do direito do cidadão como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil. Realização do Seminário de Educação para Hanseníase de Pernambuco, em 2012 e 2013, contando com a participação de mais de 350 pessoas com os temas Hanseníase e direitos humanos e A formação do profissional de saúde para o combate a hanseníase. Recomendações: A integração academia e organização social mostra-se como um caminho possível para as transformações das práticas acadêmicas engessadas em modelos tradicionais e mecanicistas, favorecendo assim a formação de um profissional crítico transformador da realidade.

Palavras-chave


PARTICIPAÇÃO SOCIAL, EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, HANSENÍASE

Referências


  1. ANDRADE, Vera e VELLOSO, Alda Py, Hanseníase, curar para eliminar. Porto Alegre: Edição das Autoras, 2002.

 

  1. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o Controle da hanseníase. 3. e.d. Brasília, 2002.

 

  1. MORHAN. Estatuto do Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pelaHanseníase. Teresina: 2005.

 

  1. BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Hanseníase e direitos humanos: direitos e deveres dos usuários do SUS. Brasília, 2008.

 

  1. FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Prefácio de Jacques Chonchol, 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

 

  1. GODIN, M.G. Teoria dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. 4 ed. São Paulo: Edições Loyola., 2004.

 

  1. MACIEL LR. A solução de um mal que é um flagelo: notas históricas sobre hanseníase no Brasil do século XX. In: Nascimento DR, Carvalho DM. Uma história Brasileira das doenças. Brasília: Paralelo 15; 2004.

 

  1. MORHAN. Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. http://www.morhan.org.br.  Acesso em 10 de fevereiro de 2011.