Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM CONJUNTO COM A EQUIPE NASF
José Guilherme da Silva Bittencourth, Ana Paula Bezerra Escobar, Lydiane Poiato Castelani

Resumo


Caracterização do Problema: Por meio da matéria de Atividades Integradas os acadêmicos são inseridos na formação das dimensões e fazeres da educação em saúde, abrangendo o atendimento de equipes multiprofissionais na prevenção, promoção e recuperação da saúde. Dentre tantos os projetos disponibilizados pela disciplina iremos dar ênfase no Projeto Calendário em Saúde que é realizado pelos discentes, da área da saúde, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) e tem como objetivo prevenir e promover a saúde com base nos dias comemorativos no decorrer do ano e lembrar a população da importância dessas datas. Descrição da Experiência: Tendo como foco o publico alvo as comunidades carentes que frequentam as Unidades Básicas de Saúde Família (UBSF), desenvolvendo atividades para que haja interação dos mesmos e com os profissionais presentes, aferição dos sinais vitais, dinâmicas, como por exemplo, a roda de conversa e também proporcionar atividades para as crianças. Ao organizar todas as atividades proporcionadas às comunidades, verificamos o bem-estar físico, mental e a maneira que agem no decorrer do seu dia-a-dia. Porém, nem todos os usuários tinham motivação para participar das atividades propostas levando a falta de comunicação entre acadêmico-usuário. Muitas vezes compareciam à UBSF somente em busca do remédio ou para ter o atendimento e até mesmo a falta de estrutura e de materiais acabava afetando o foco nas atividades extras que ali presenciavam. Efeitos alcançados: A educação popular, sistematizada por Paulo Freire, nos possibilitou ter acesso e conhecimento das dificuldades nas comunidades visitadas e um aumento da participação popular na produção de saúde, bem-estar e prevenção de doenças crônicas. O desenvolvimento dessas atividades nos propiciou um melhor contato com o usuário, um grande desenvolvimento na comunicação e na aprendizagem. Recomendações: Tínhamos em mente conscientizá-los que poderia sim ter uma melhor qualidade de vida, mesmo tendo alguma doença crônica. Trazendo o atendimento de forma global, de integração, buscando o individuo não pela sua doença, mas como um todo. Acreditamos que o Projeto pode ser continuado por outros acadêmicos e que mesmo com suas dificuldades da realização de algumas atividades, suas ideias não serão perdidas. A cada nova temática uma nova experiência para sua profissão e um amplo conhecimento sobre a atuação de outros profissionais.

Palavras-chave


NASF; bem-estar; atividade.