Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO E (TRANS)FORMAÇÃO PELO TRABALHO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DO PET-SAÚDE
Monique da Costa Sandin Bartole, Mariana Beatriz Arcuri, Bruna Salgueiro Bruno, Daniela Chaves Coelho Pires, Floriano Tadeu Garcia, Daurema Conceição Docasar Serafino Silva, Paulo Cezar dos Santos Souza, Mirela Ciarlini Gurgel Oliveira

Resumo


As atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em conjunto com o Centro Universitário Serra dos Órgãos e a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis, iniciadas em 2012, vem sendo pautadas na Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETC) e opera linhas de cuidado as quais consideram o acolhimento, o vínculo, a qualidade de acesso e de atendimento, co-responsabilizando os integrantes da equipe como protagonistas e indutores de ações pautadas na integralidade em saúde. Tomando por base tais prerrogativas, a escolha de cenários de atuação foi importante na diversificação das ações, possibilitando ao grupo identificar a rede de atenção à saúde existente, observá-la, atuar e propor intervenções, na medida do possível. Nesse sentido, a dimensão cuidadora foi fortalecida, ampliando o conceito de saúde de modo interdisciplinar e multiprofissional junto à equipe do PET-Saúde. Assim, pudemos perceber o desenvolvimento da autonomia dos integrantes da equipe PET; a iniciativa e busca de soluções tangíveis muitas vezes surgiram e foram colocadas em prática pelos estudantes e preceptores. A preocupação com desenvolvimento das ações de cuidado transbordou as questões restritas à saúde a partir do momento em que a cidadania e o empoderamento dos usuários assistidos passaram a integrar as discussões. Tal ação possibilitou o aprendizado da equipe pelo trabalho e permitiu a reflexão acerca do nosso sistema de saúde vigente, com fortalezas e fragilidades. Destarte, o programa PET-Saúde possibilitou a reflexão sobre aspectos da produção do cuidado, dos serviços e dos trabalhadores da saúde e da formação acadêmica em si. Para tanto, a equipe aponta alguns desafios para o município e a instituição formadora: 1) utilizar a estratégia da criação das linhas de cuidado no avanço da reestruturação dos currículos, apontando para uma reflexão sobre os cenários de ensino e aprendizagem de IETC; 2) avançar na integração do Projeto PET-Saúde com os Núcleos Docentes Estruturantes e as Comissões de Currículo dos Cursos do Centro de Ciências da Saúde; 3) desenvolver de modo conjunto à comunidade acadêmica do Centro Universitário e a SMS Teresópolis o conceito ampliado da co-responsabilização sanitária; 4)ampliar a participação nas CIES e CIR; 5) potencializar a ação da Comissão Gestora Local; 6) estimular a produção acadêmica científica; e 7) sistematizar a apresentar os trabalhos realizados pela equipe elaborando um Caderno PRÓ-PET Saúde.

Palavras-chave


Ensino no trabalho; Linhas de Cuidado; Integralidade

Referências


ALMEIDA M, FEUERWERKER L, LLANOS M (Orgs.). A educação dos profissionais de saúde na América Latina: teoria e prática de um movimento de mudança. São Paulo: Hucitec; Buenos Aires: Lugar Editorial; Londrina: Ed. UEL, 1999.

AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Cuidado e reconstrução das práticas de saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. v.8, n.14, p. 73-92, 2004.

CECCIM RB. Integração ensino-trabalho-cidadania: responsabilidade social na educação superior. Conferência na Semana de Responsabilidade Social do UNIFESO 2009 – Conferência realizada em 19 out. 2009.

FEUERWERKER, L.C.M. Por que a cooperação com a SUS é indispensável para os cursos universitários na área da saúde. Revista Olho Mágico, Londrina, 13(1), p.32-38, 2006.

MERHY, EE. Saúde – a cartografia do trabalho vivo. 2.ed. São Paulo: Hucitec, 2002.