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APRENDENDO E ENSINANDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA INTERAÇÃO DIALÓGICA
Resumo
Caracterização do problema: A subunidade de aprendizagem Prática de Ensino na Comunidade (PEC) utiliza a problematização como mediadora do conhecimento, permitindo aos estudantes da Universidade Federal de Sergipe inserção precoce na comunidade, possibilitando assim maior engajamento com a realidade da população a ser acompanhada durante o processo ensino-aprendizagem. Relata-se a experiência de ensinar-aprender educação em saúde a partir do diálogo com a comunidade. Descrição da experiência: A partir do texto Educação em Saúde: planejando as ações educativas teoria e prática, oito estudantes do II ciclo do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto construíram questões acerca da temática Educação em Saúde para fomentar o diálogo com usuários e profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e população. O objetivo foi construir novos conhecimentos sobre o tema, reconhecendo a participação dos autores envolvidos com a PEC. Os assuntos mais abordados durante o diálogo com as pessoas de diferentes idades e gêneros foram: comunicação, saber técnico e saber popular, educação em saúde, vínculo com a UBS,humanização e a relação profissional/usuário. Na sequência os estudantes se reuniram com o professor para refletir sobre a atividade. Efeitos alcançados: Observou-se que a maioria dos usuários apresentavam conhecimentos, seja ele técnico ou popular, sobre a temática. Quanto ao diálogo entre profissional/usuário há uma deficiência na comunicação, como retrata a fala de uma usuária entrevistada: “(...) A forma como o profissional se comunica, faz com que as pessoas perguntem e tirem suas dúvidas, pois existem pessoas que são humanas e todo profissional se não tiver amor ao que faz, sempre vai deixar algo a desejar”. Para os estudantes, a atividade oportunizou perceber a inter-relação entre os profissionais e usuários e a importância da comunicação no cotidiano,e o fortalecimento de vínculos e ambientes saudáveis. Recomendações: Faz-se necessário construir espaços de educação em saúde que visem fortalecer o vínculo profissional/usuário promovendo assim um intercâmbio de informações, potencializando a participação popular garantida nas leis orgânicas da saúde. Ainda, devem ser valorizadas oportunidades de ensino-aprendizagem contextualizadas com a comunidade durante a formação profissional em saúde, visando uma aprendizagem significativa e corresponsabilizada com o social.
Palavras-chave
educação em saúde; ensino-aprendizagem; comunidade
Referências
Educação em SaúdePlanejando as Ações EducativasTeoria e Prática Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa - CIPCentro de Vigilância Epidemiológica"Prof.Alexandre Vranjac" - CVENúcleo de Educação em Saúde - NESPrograma Estadual de Controle de HanseníaseFomento de Educação Sanitária e Imunização emMassa contra Doenças Transmissíveis - FESIMAManual para a operacionalização dasações educativas no SUS - São PauloSão Paulo - 1997Revisto em - 2001