Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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APRENDENDO E ENSINANDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA INTERAÇÃO DIALÓGICA
Tainara dos Santos Bomfim, Amanda Santana Santos, Evanilza Teixeira Adorno, Everton André de Souza Matos Alves, Josefa Franciane dos Santos, Igor Andrade Santos, Lívio Matheus Aragão dos Prazeres, Pâmela Acassia Jesus Souza, Guilherme Barbosa

Resumo


Caracterização do problema: A subunidade de aprendizagem Prática de Ensino na Comunidade (PEC) utiliza a problematização como mediadora do conhecimento, permitindo aos estudantes da Universidade Federal de Sergipe inserção precoce na comunidade, possibilitando assim maior engajamento com a realidade da população a ser acompanhada durante o processo ensino-aprendizagem. Relata-se a experiência de ensinar-aprender educação em saúde a partir do diálogo com a comunidade. Descrição da experiência: A partir do texto Educação em Saúde: planejando as ações educativas teoria e prática, oito estudantes do II ciclo do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto construíram questões acerca da temática Educação em Saúde para fomentar o diálogo com usuários e profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e população. O objetivo foi construir novos conhecimentos sobre o tema, reconhecendo a participação dos autores envolvidos com a PEC. Os assuntos mais abordados durante o diálogo com as pessoas de diferentes idades e gêneros foram: comunicação, saber técnico e saber popular, educação em saúde, vínculo com a UBS,humanização e a relação profissional/usuário. Na sequência os estudantes se reuniram com o professor para refletir sobre a atividade. Efeitos alcançados: Observou-se que a maioria dos usuários apresentavam conhecimentos, seja ele técnico ou popular, sobre a temática. Quanto ao diálogo entre profissional/usuário há uma deficiência na comunicação, como retrata a fala de uma usuária entrevistada: “(...) A forma como o profissional se comunica, faz com que as pessoas perguntem e tirem suas dúvidas, pois existem pessoas que são humanas e todo profissional se não tiver amor ao que faz, sempre vai deixar algo a desejar”. Para os estudantes, a atividade oportunizou perceber a inter-relação entre os profissionais e usuários e a importância da comunicação no cotidiano,e o fortalecimento de vínculos e ambientes saudáveis. Recomendações: Faz-se necessário construir espaços de educação em saúde que visem fortalecer o vínculo profissional/usuário promovendo assim um intercâmbio de informações, potencializando a participação popular garantida nas leis orgânicas da saúde. Ainda, devem ser valorizadas oportunidades de ensino-aprendizagem contextualizadas com a comunidade durante a formação profissional em saúde, visando uma aprendizagem significativa e corresponsabilizada com o social.

Palavras-chave


educação em saúde; ensino-aprendizagem; comunidade

Referências


Educação em SaúdePlanejando as Ações EducativasTeoria e Prática Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Coordenadoria dos Institutos de Pesquisa - CIPCentro de Vigilância Epidemiológica"Prof.Alexandre Vranjac" - CVENúcleo de Educação em Saúde  - NESPrograma Estadual de Controle de HanseníaseFomento de Educação Sanitária e Imunização emMassa contra Doenças Transmissíveis - FESIMAManual para a operacionalização dasações educativas no SUS - São PauloSão Paulo - 1997Revisto em - 2001