Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE SOBRE HANSENÍASE ENTRE ESCOLARES: POTENCIALIZANDO O PROTAGONISMO JUVENIL
Augusto Fernando Santos de Lima, Andrea Freitas de Lima, Liliane Kelly Teodósio Santos da Silva, Amanda Araújo das Mercês, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Nayane Karolline Feitosa de Lira, Manoel Marcelino de Lima Filho

Resumo


Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, de evolução lenta, alta infectividade, manifestando-se, principalmente, através de sinais e sintomas dermato-neurológicos. A educação em saúde constitui uma estratégia de ação voltada para promoção da saúde, possibilitando uma relação de empatia e confiança. A escola, não só pode ser importante baseada na construção de conhecimento, mas também para o desenvolvimento crítico e político, interferindo na produção social da saúde. A práxis de Educação em Saúde deve eleger metodologias de ensino que conduzam a uma transformação dos indivíduos socialmente inseridos no mundo, ampliando sua compreensão da complexidade dos determinantes de ser saudável. A abordagem de ensino do Círculo de Cultura de Paulo Freire, constitui uma ideia que substitui a de ‘turma de alunos’ ou de ‘sala de aula’. Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica, utilizando como orientação metodológica os Círculos de Cultura de Paulo Freire. Uma proposta educativa, de um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco. O circulo será utilizado como critério para avaliação da apresentação dos adolescentes como educadores populares em saúde com ênfase na Hanseníase. Objetivo: Desenvolver uma proposta pedagógica fundamentada em círculos de cultura sobre hanseníase com escolares potencializando o protagonismo juvenil. Metodologia: Estudo do tipo pesquisa ação de abordagem qualitativa. As etapas dos círculos de cultura propõem a possibilidade de uma serie de atividades inter-relacionadas cujo foco é a participação plena dos adolescentes. Proposta pedagógica: a) Investigação temática: Questão norteadora: “Como gostariam de repassar o conhecimento adquirido?”; b) Tematização: Momento que se explora a criatividade dos participantes. c) Problematização: Questão Norteadora: Como posso mudar essa realidade? Resultado: Esta proposta encontra na formação de adolescentes, como multiplicadores em saúde sobre hanseníase, no cenário familiar e nos espaços comunitário. A ação está articulada a proposta das Diretrizes Nacionais que visam o estímulo ao protagonismo juvenil e a corresponsabilização com ações de promoção a sua saúde e da coletividade. Conclusão: Destarte a proposta instala ações de educação continuada desde o ensino secundarista, fortalecendo o dinamismo do adolescente sendo valorizado para realização de uma ação comprometida com o enfrentamento da desigualdade e do estigma social.

Palavras-chave


Hanseníase; Educação Popular; Escolares.

Referências


  1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o controle da hanseníase. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002.
  2. Monteiro EMLM, Vieira NFC. (Re) construção de ações de educação em saúde a partir de círculos de cultura:experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife-PE. Recife: EDUPE; 2008.
  3. Brasil. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Escolas Promotoras de Saúde: experiências do Brasil. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2006.
  4. Freire P. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro(SC): Paz e Terra; 1999.
  5. Brandão CR. O que é método Paulo Freire. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense; 2005.