Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE AS PRÁTICAS DOS CONSELHEIROS NO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
Gilmara Kaynne Carvalho da Costa, Laíza de Carvalho Paulino, Thiago Rodrigues Gusmão Ribeiro, Gustavo Borges Teixeira Mendes, Carla Maria de Castro Dias e Silva

Resumo


Caracterização do problema: o relato de experiência trata-se da vivência de dois estudantes da Universidade Estadual do Piauí, pertencentes ao programa de extensão Pet Saúde – Controle Social, através de reuniões do Conselho Local de Saúde (CLS) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto da Ressureição na cidade de Teresina/PI. Este programa de extensão tem como um dos objetivos fortalecer o CLS do referido bairro. Durante as visitas dos estudantes na UBS foi perceptível que entre os conselheiros havia disputas internas políticas partidárias que influenciavam na mobilização social, tornando o processo de fortalecimento do CLS ainda mais complexo. Em decorrência desse partidarismo, observam-se ações individualistas, visando à autopromoção na comunidade. Notou-se também, concepções errôneas frequentes nos conselheiros que não compreendem corretamente seu real papel e que baseiam suas ações apenas em um controle fiscalizador e um canal reivindicatório e de processamento de demandas, esquecendo-se do papel deliberativo e pluralista no controle social local. Descrição da experiência: A experiência é resultante de visitas dos alunos a reuniões do Conselho Local de Saúde, que acontecem mensalmente na UBS Alto da Ressureição, e do contato com os agentes comunitário de saúde (ACS) e dos demais componentes do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro. Através desse convívio, observou-se os problemas apontados anteriormente. Efeitos alcançados: A experiência permitiu uma compreensão prática, por parte dos universitários, da realidade do CLS e de como fatores externos influenciam no papel e na atuação do conselheiro. A experiência provocou uma sensibilização dos estudantes de difundir essa compreensão e elaborar estratégias para atenuar a problemática citada. RECOMENDAÇÕES: Percebeu-se que evitar confrontos diretos com os conselheiros é a melhor alternativa para um estudo do seu comportamento e suas práticas, que servirão para uma posterior sensibilização sobre o real papel, de acordo com as normas e diretrizes do SUS.

Palavras-chave


SUS; Comunidade; Conselheiros

Referências


Aciole GG. Das dimensões pedagógicas para a construção da cidadania no exercício do controle social. Interface - Comunic Saúde Educ. 2007 SetDez; 11(23):409-26.; Oliveira V de C. Desafios e contradições nos Conselhos de Saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Coletânea de comunicação e informação em saúde para o exercício do controle social. Brasília; 2007.