Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PREVALÊNCIA DA CO-INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE C EM CLIENTES HEMODIALÍTICOS
Luma Ravena Soares Monte, Edilane Jales Leite, Raimundo Nonato Silva Gomes, Thiego Ramon Soares, Anderson da Silva Sousa

Resumo


Introdução: Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia existem atualmente mais de 60 mil pacientes em tratamento renal substitutivo e, portanto, sujeitos a todas as suas possíveis complicações. O aumento da incidência das doenças crônicas na população é um fato conhecido e tem suscitado muitas discussões sobre a questão.Pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise (HD) são especialmente predispostos à contaminação pelo vírus da hepatite C (VHC). Estudos realizados no mundo inteiro demonstram que, apesar das diversas medidas adotadas nas unidades de HD, a infecção pelo VHC continua prevalente. O VHC constitui-se hoje na principal causa de doença hepática entre os doentes com DRC em tratamento dialítico. A história natural da infecção pelo VHC nos doentes com DRC em HD ainda não está completamente esclarecida. Entre os motivos que têm dificultado o conhecimento da evolução da hepatite C crônica na população de diálise está o curso longo e insidioso da doença, estendido por décadas. Objetivos: Obter a prevalência de casos de coinfecção do vírus da hepatite c em pacientes hemodialíticos do Centro de Dialise de Caxias, Maranhão. Método: Trata-se de uma pesquisa observacional-documental, realizado no Centro de Dialise de Caxias, onde teve como instrumento de pesquisa as fichas de cadastramento dos clientes atendidos no Centro de Dialise. Resultados: Do total da amostra pesquisada, ou seja, 375 pacientes, 7,5% (28 pacientes) estão infectados pelo vírus da hepatite c. No que se refere ao sexo, a prevalecia está no sexo masculino, onde se observou 19 casos de coinfecção pelo VHC, ou seja, 67,6% do total de casos de coinfectados, enquanto no sexo feminino observou-se um total de 9 casos de coinfecção, valor correspondente a 32,4% do total de coinfectados. Conclusão: A prevalência de infecção pelo VHC em pacientes acometidos por DRC em HD foi relativamente elevada (7,5%), acometendo principalmente o sexo masculino.

Palavras-chave


Hepatite c. Hemodiálise. Prevalência

Referências


BATISTA, T.; VIEIRA, I. O.; AZEVEDO L. C. Avaliação Nutricional de Pacientes Mantidos em Programade Hemodiálise Crônica. J BrasNefrol v. 26, n. 3, 2004.

RODRIGUES, M. C. S. A atuação do enfermeiro no cuidado ao portador de insuficiência renal crônica no contexto biotecnológico da hemodiálise. Nursing (São Paulo), v.8, n.82, 2005.

SILVA, G. E. et al. Qualidade de vida do paciente renal crônico em tratamento hemodialítico em Dourados – MS.InFormação, v. 15, n. 15, 2011.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA (SBN). Censodos Centros de Diálise do Brasil. São Paulo: 2008.