Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO E DA VIVÊNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Ana Paula Bezerra Escobar, Ana Alice Brites de Barros, Carlos Alberto Eloy Tavares, Luciana Venhofen Martinelli Tavares

Resumo


Caracterização do problema: O hospital Santa Casa de Campo Grande é um dos maiores hospitais do Brasil, e recebe uma demanda de toda região de Mato Grosso do Sul, sendo referencia em especialidades como: Neurologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Traumáto-Ortopedia, Psiquiatria, Queimados, entre outras. Dentre as especialidades, existe o serviço de nutrição que conta com uma equipe multiprofissional composta por uma preceptora enfermeira de terapia nutricional, duas estagiárias, sendo uma da fisioterapia e uma da psicologia, e dois tutores fisioterapeutas; todos componentes do projeto Pet-Saúde/Redes que visa promover a integração do serviço hospitalar com a formação acadêmica. A Política Nacional de Humanização da atenção e gestão no Sistema Único de Saúde propõe a valorização dos diferentes sujeitos implicada no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Descrição da Experiência: Neste serviço, tivemos a oportunidade de nos aproximar do usuário, experienciar o dia-a-dia do sistema, vivenciar o funcionamento de uma equipe efetiva, ampliando a dinâmica do contato com o meio profissional das áreas da saúde equiparado com a formação acadêmica. Os alunos participaram de atividades práticas planejadas tais como: visitas aos leitos, aulas expositivas, observação da estrutura e dos serviços com esclarecimentos do profissional responsável de cada ala hospitalar, etc. Efeitos Alcançados: Verificamos a importância da necessidade do atendimento humanizado voltado tanto ao cliente, quanto para o vínculo entre profissionais. Recomendações: Todas as ações promovidas pelo contato nos fornecem uma aprendizagem singular, que nos remete a refletir os conteúdos que são relevantes na formação acadêmica e de extrema importância para atuação. Este projeto tem nos levado a ampliar e disseminar o desejo de mudanças positivas para o sistema; olhar as dificuldades apontadas com senso crítico para repensar a proposição de novas práticas, possibilitando-nos fazer a diferença com esforços embasados no propósito integral transgredindo a experiência do sistema e a formação acadêmica.

Palavras-chave


formação academica; pet saúde redes; humanização