Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INSERÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NA ESTRATÉGIA ESF (ESF) DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA
Maiana Felix de Carvalho Castro

Resumo


A PNH surgiu da necessidade de se pensar meios de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS e garantir a consolidação das suas diretrizes. Considerando-se que a Atenção Básica ou Primária em Saúde é parte fundamental dos serviços prestados pelo SUS, funcionando como Centro Organizador das Redes de Atenção à Saúde, é de suma importância a inserção de políticas de humanização a fim de multiplicar e aprimorar suas experiências exitosas, além de abrir um novo leque de possibilidades de ação, fortalecendo a atenção básica no município. Partindo do pressuposto de que os profissionais da Estratégia ESF (ESF) de um município do interior baiano não tinham conhecimento a cerca da Política Nacional de Humanização (PNH), foi realizada inserção dessa política por meio da criação de um Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). A inserção se deu ao longo de seis meses, tendo sido realizado um encontro por mês, nos quais os convidados foram todos os profissionais das Equipes ESF da sede do município. Pôde-se constatar que esses profissionais não conheciam a PNH, mas algumas das diretrizes e dispositivos dessa política estão de algum modo presentes no fazer cotidiano das equipes.

Palavras-chave


Política Nacional de Humanização; Grupo de Trabalho de Humanização; Estratégia Saúde da Família.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde.Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília. Ministério da Saúde, 1997.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Grupo de Trabalho de Humanização / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gerência de Humanização. HumanizaSUS. ESP/SES – MT, 2007.