Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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GINGANDO PRA VIDA - A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Eugênia Maria Gregorio Pereira, Francisco George Silva de Andrade

Resumo


A origem do que hoje conhecemos por capoeira foi trazida da África, acreditando ser de tribos angolanas, para o Brasil depois do século XVI e desenvolvida em regiões da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e outros. Muitos acreditam que a luta se originou de um ritual conhecido por N’golo ou “dança da zebra”, embora não tenham evidencias concretas, o trabalho etnográfico do artista Johann Moritz Rugendas de 1835 - "Voyage Pittoresque dans le Brésil" - descreve a capoeira como "dança da guerra", o que dá credibilidade à teoria de que ela se originou da dança e não de uma forma de luta. Hoje, embora ainda de forma tímida, podemos ver o quão à capoeira vem ganhando destaque e reconhecimento pelos poderes públicos e em alguns setores da sociedade, fazendo parte de vários programas e/ou projetos que buscam oferecer alternativas para a construção humana, auxiliando na ampliação das diferentes qualidades físicas, psíquicas e sociais o qual a capoeira pode contribuir. A capoeira como expressão da cultura brasileira se distingue de outras modalidades por apresentar em sua expressão movimentos de luta, jogo, dança e brincadeira. São elementos únicos, com os quais a manifestação é permeada pela musicalidade e respeito as suas tradições. Sua prática representa uma conjuntura de diferentes manifestações culturais enriquecida pela dança, música, dramatização, brincadeira, jogo e espiritualidade. A roda se torna um espaço em que todos participam e se tornam importantes, fazendo com que a capoeira não se limite apenas a uma atividade físico-corporal. A capoeira como instrumento de desenvolvimento humano se torna imprescindível na construção da cultura corporal e o enriquecimento de nossa identidade, tornando-se fundamental para criar possibilidades materiais, estruturais e pedagógicas no desenvolvimento de um universo que possibilite potencializar propriedades benéficas no campo afetivo, motor, cognitivo e social. Assim, o Projeto Capoeiragem oferece, há um ano, em uma comunidade de Fortaleza, uma prática saudável e lúdica, tornando possível que crianças, jovens e adultos convivam no mesmo universo e participe do mesmo processo de ensino-aprendizagem da capoeira, transformando-a num instrumento de construção humana, promovendo um ambiente saudável para o ensino-aprendizado da prática, fazendo da mesma um instrumento de construção humana, desempenhando, assim, um papel fundamental na promoção da inclusão, igualdade e cidadania favorecida através da aproximação das pessoas e na valorização de sua essência.

Palavras-chave


Capoeiragem; Ensino-aprendizagem; Prática saudável e lúdica.