Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PARTURIENTE EM UM CENTRO DE PARTO HUMANIZADO NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Patrícia Azevêdo de Castro Frota Aragão, Ítalo Lennon Sales de Almeida

Resumo


O cuidado de enfermagem em seus diversos aspectos torna-se cada vez mais voltado para a assistência integral e humanizada nos diversos momentos da vida e no processo saúde-doença. O parto é um momento complexo que exige dedicação e cuidados intensos do enfermeiro, que deve transcender o uso de procedimentos técnicos e envolver a utilização de tecnologias variadas que exigem sensibilidade do profissional e união da equipe. O estímulo à escolha do parto normal deve surgir desde o pré-natal, apontando para a parturiente as vantagens para ela e para o bebê. O surgimento de unidades para assistência exclusiva ao parto normal contribui como forma de estímulo para a adoção dessa forma de partejar e para proporcionar a oportunidade de aprofundar e solidificar os conhecimentos dos profissionais sobre o trabalho de parto, especialmente os enfermeiros que têm expressiva participação nesse processo. O trabalho objetiva relatar a experiência de alunos da graduação em enfermagem em aulas teórico-práticas realizadas em unidade de realização exclusiva de parto normal. As aulas teórico-práticas aconteceram no mês de outubro em um hospital de atenção terciária da região metropolitana de Fortaleza que possui uma unidade de atenção exclusiva para gestantes realizarem partos normais. As atividades realizadas no hospital fazem parte do programa da disciplina de Enfermagem em Saúde da Mulher que é ofertada no 6º semestre de graduação em enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os discentes foram inseridos na unidade sob a orientação direta de uma docente da disciplina e acompanhados por uma enfermeira do próprio setor. As atividades realizadas envolviam a realização de anamnese, exame físico e procedimentos, dentre outras relacionadas à assistência das gestantes em trabalho de parto. Os acadêmicos também procederam as primeiras orientações às puérperas quanto aos cuidados com a higiene, lóquios, consulta de revisão do parto, amamentação, higiene do coto umbilical e vacinas. Obteve-se êxito na experiência proposta com a efetivação do aprendizado prático baseado em roteiro teórico substancial e com auxílio da equipe multiprofissional da unidade que os acolheu (enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais e médicos). Os procedimentos e habilidades foram explorados durante as aulas, as competências de administração da unidade e da equipe por parte do enfermeiro puderam ser observadas in locus. A experiência de prestar assistência no trabalho de parto é de importância ímpar para a formação em enfermagem que objetiva ser generalista e o exercício prático é fundamental para a formação acadêmica, pois proporciona enriquecimento profissional e pessoal aos estudantes na medida em que estimula e desenvolve habilidades, competências técnicas e relações interpessoais e permite o pensamento crítico no exame das especificidades encontradas na realidade de um centro de parto humanizado.

Palavras-chave


PARTO HUMANIZADO; SAÚDE DA MULHER; EDUCAÇÃO EM SAÚDE