Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM CARDIOPEDIATRIA SOB A PERSPECTIVA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
Solange Rezende Rabelo de Souza, Karla Maria Siqueira Coelho Aita, Vanessa Rafaelle Lima de Souza

Resumo


As cardiopatias podem ser definidas como anomalias estruturais do coração ou de grandes vasos, que apresentam real ou potencial importância funcional. Estas podem exigir cuidados especiais e hospitalização prolongada (GUITTI, 2000). Na assistência à criança hospitalizada ainda predomina o atendimento clínico, individual e curativo, com tecnologia sofisticada e altamente intervencionista, entretanto esse modelo tem se mostrado insuficiente, pois não atende a todas as demandas apresentadas durante o processo de hospitalização e, portanto, vem sofrendo transformações, dando espaço a uma perspectiva mais atual de assistência, que visa à integralidade da criança (CARVALHO; PACCIULIO; PFEIFER, 2011). Durante a prática clínica da residência multiprofissional e tendo em vista, as ações mais acolhedoras às demandas apresentadas pelos pais e crianças da FPHCGV que se constitui referência ao atendimento cardiológico pediátrico no Estado do Pará, destacam-se as práticas de educação em saúde, importante estratégia para produção de cuidado das demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS. A experiência, neste espaço, mostrou que práticas cujo processo de trabalho encontra-se centrado no usuário como: intervenções focais de educação em saúde, rodas de conversa, grupos de oficinas com acompanhantes e atendimentos individualizados, comportam saberes e práticas voltados à prevenção de doenças e à promoção da saúde, da ordem do conhecimento científico e popular, assim como, promovem autonomia dos usuários tornando-os ativos e transformadores de sua vida e/ou de seu meio social. Ao considerar a singularidade dos atores envolvidos neste cenário de prática, concluiu-se que a educação em saúde durante o processo de hospitalização, apresenta-se como estratégia interventiva imprescindível, seja por contribuir para transformar a realidade dos usuários ou instigar reflexões sobre a clínica, o cuidado e as percepções dos profissionais em formação, na perspectiva da integralidade. Neste sentido pode-se apreender o sentido ético-político do “cuidado cuidador”, significar o mundo da saúde e nele intervir.

Palavras-chave


educação em saúde; sus; residência multiprofissional; cardiologia pediátrica

Referências


CARVALHO, Thaura Sofia Eiras; PACCIULIO, Amanda Mota; PFEIFER, Luzia Iara. Atuação Terapêutica Ocupacional Visando à Promoção do Desenvolvimento de uma Criança em Internação Prolongada: um estudo de caso. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, Jan/Abr 2011, v. 19, n.1, p. 93-99.

 

GUITTI, José Carlos dos Santos. Aspectos Epidemiológicos das Cardiopatias Congênitas em Londrina, Paraná. Arq Bras Cardiol., v.74, n.5, 2000, 395-399p.