Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTRATEGIA EDUCATIVA: ABORDAGEM DA HIGIENE PESSOAL COM O PÚBLICO INFANTIL
Márcia Cristina da Silva Luna, Naiana Pacifico Alves, Monique Albuquerque Teles Pinho, Francisca Elisângela Teixeira Lima

Resumo


Introdução: A aquisição de hábitos de higiene tem início na infância, sendo esta, uma fase decisiva para a construção de comportamentos saudáveis. Nesse contexto, pais e educadores têm papel fundamental no ensinamento desses hábitos. As práticas de higiene são muito importantes, pois contribuem para manutenção de uma vida saudável. Portanto, faz-se necessário realizar educação em saúde em escolas e creches. Objetivo: Descrever uma estratégia educativa sobre higiene pessoal realizada com crianças de uma escola pública. Metodologia: Relato de experiência sobre uma estratégia educativa, realizada em janeiro de 2013, em uma escola pública em Fortaleza-CE, com 21 crianças de 5 e 6 anos de idade. A estratégia educativa teve como tema higiene bucal e corporal, sendo dividida em três momentos e com duração de 1h e 30min. Resultados: No 1º momento perguntou-se as crianças acerca do significado da palavra higiene e dos hábitos de higiene. No 2º momento, as crianças foram divididas em dois grupos. Um grupo recebeu placas contendo figuras em que representavam os hábitos de higiene e o outro recebeu placas com figuras contendo os momentos em que estes deveriam ser realizados. Pediu-se que elas relacionassem as placas com a ajuda do educador. No 3º momento, afixou-se na parede um cartaz contendo figuras das partes do corpo humano e solicitou-se às crianças para colarem ao lado de cada parte do corpo os elementos necessários para mantê-los limpos e saudáveis. Observou-se que as crianças tinham conhecimento prévio sobre higiene, porém era insuficiente para uma adequada higiene corporal. As crianças foram bastante participativas e interessadas em aprender sobre o tema. Conclusão: A estratégia educativa mostrou-se um instrumento eficaz para uma melhor interação entre educadores e educandos, possibilitando que estes educandos compreendessem sobre os hábitos de higiene, estimulando a prática do autocuidado diária para manutenção de uma vida saudável.

Palavras-chave


Higine; Educação e Saúde