Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO - UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA ESTÁGIOS DO SUS – BA
Quêuam Ferreira Silva de Oliveira, Laíse Rezende de Andrade, Décio Plácido Neto, Luciana de Oliveira Alves, Izabelle Pinto Câmara

Resumo


Caracterização do Problema: O desenvolvimento de programas que visam à integração da educação e trabalho na saúde exige estratégias pedagógicas de co-responsabilização na construção formativa de sujeitos ativos em seu processo de trabalho. Dentro da estratégia de Acompanhamento Pedagógico (AP) temos utilizado as ferramentas: encontros pedagógicos, formulários de avaliação do estágio, visitas aos campos de estágio, com o objetivo de qualificar o estágio como processo privilegiado de aprendizagem. Descrição de Experiência: A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, através da Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto de Magalhães Neto (EESP), vem desenvolvendo a estratégia de aproximação do estudante ao seu processo de estágio, entendendo que o AP não se restringe a uma modalidade de avaliação, mas uma estratégia de educação permanente para desenvolver um processo participativo de aprendizagem. Deste modo, a EESP utiliza ferramentas como formulários de acompanhamento semestrais para alunos e supervisores técnicos, oficinas de acolhimento, encontros pedagógicos, além de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), nos quais estagiários, supervisores e a própria EESP revisam suas práticas no Programa, aperfeiçoando seus métodos, indo para onde a formação acontece: no serviço. Efeitos Alcançados: Os estágios não obrigatórios regulados por esta Escola operacionalizam a PEGTES, pois enfatizam a Educação Permanente como estratégia na qual o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano do estágio. Todas as ferramentas empregadas no AP são norteadas pelo quadrilátero da formação: ensino - gestão - atenção - controle social. Ao analisar tais dispositivos de avaliação, onde 94% dos estagiários e supervisores consideram o programa como importante ferramenta pedagógica para a formação em saúde, a EESP tem comprovado a qualidade da contribuição dos estágios no processo formativo estudantil. O empoderamento e o protagonismo estudantil co-responsabilizam o estudante  pelo estágio, sendo a EESP co-participe desta qualificação, pensando as práticas de atenção e gestão de forma colegiada. Recomendações: O continuo aprimoramento das ferramentas pedagógicas contribuem com a qualificação do AP. Este vem se configurando como uma estratégia técnico-político-pedagógica que potencializa a gestão do trabalho e intensifica o processo de reorientação da formação em saúde, promovendo a articulação ensino e serviço e reconhecendo o caráter educativo do próprio trabalho.

Palavras-chave


Educação permanente; formação; estágio

Referências


Bahia. Governo do Estado. Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Politica Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Governo do Estado da Bahia. Salvador: Superintendência de Recursos Humanos da Saúde, 2012