Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DINÂMICA DE INCENTIVO A VACINAÇÃO NA IDADE CERTA EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, FORTALEZA-CE
Manuela Sobral Bentes de Melo, Isabelle Oliveira Parahyba, Thaís Brandão Carvalho de Oliveira, Valquiria Bruno Noroes, Isabela Capistrano Pinto, Marcio Coelho Parahyba Júnior

Resumo


Introdução: As vacinas são fundamentais na proteção à saúde e na prevenção de doenças. Em função disso, as autoridades de saúde, estabeleceram calendários específicos de vacinas de acordo com a faixa etária infantil. Muitas crianças deixam de ser vacinadas por diversos motivos. Resultando em uma cobertura vacinal aquém do esperado em países em desenvolvimento, como o Brasil. O que nos motivou a buscar um diagnóstico situacional sobre o tema na Unidade básica de saúde Célio Brasil Girão. Utilizando a proposta da sala de espera, que consiste em tornar o tempo ocioso em produtivos, através de trocas de experiências entre os usuários e os profissionais de saúde. Objetivo: O presente estudo tem o objetivo de expor uma dinâmica educativa capaz de comover os participantes sobre a importância da vacinação na idade certa. Relato de experiência: A conversa na sala de espera foi baseada em metodologia ilustrativa e explicativa. Cada membro da equipe de educação em saúde abordou individualmente cada mulher em idade fértil presente, dentre elas, as que esperavam pela consulta pré-natal, puericultura, consulta de clínica médica e até as que estavam na fila de vacinação. A equipe efetora questionou as mulheres que tinha filhos sobre o cartão de vacinação das crianças. Pelo o relato das mães foi possível perceber que muitas não sabiam a importância desse instrumento, e que não costumavam a checar com frequência as datas ideais para a vacinação, resultando muitas vezes em atraso e até mesmo haviam ultrapassado o período crítico de determinada faixa etária. Preocupados com esses achados a equipe realizou uma dinâmica na sala de espera da UBS, através de fotos de doenças que podem ser prevenidas com vacinação na idade preconizada pela OMS. Ao serem mostradas as fotos, a equipe elucidou as mães sobre as doenças e as vacinas responsáveis por sua prevenção. Muitas mães mostraram-se surpresas com as doenças, algumas identificavam parentes, cujos filhos foram acometidos por essas. Surpreenderam-se ainda mais por ser de fácil prevenção. Comentaram ainda que iriam divulgar as informações obtidas para suas conhecidas. Conclusão: A atividade de cunho interativo e dinâmico permitiu que os usuários conhecessem as doenças que são prevenidas com vacinação. Expressaram sua surpresa diante das ilustrações, demonstrando o impacto positivo da atividade e posteriormente resultará em melhorias na atenção das mães ouvintes quanto ao tema abordado.

Palavras-chave


vacina; vacinação; sala de espera; unidade básica de saúde

Referências


VERISSIMO, D. S.; VALE, E. R. M. A. A experiência vivida por pessoas com tumor cerebral e por seus familiares. Psicologia. Argumentada/pontificada. Universidade do paraná. Curitiba – chamoagana – v. 24. N.45, 2006.

 

QUEIROZ, L L C et al. Cobertura vacinal do esquema básico para o primeiro ano de vida nas capitais do Nordeste brasileiro. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p.294-302, fev. 2013. RODRIGUES, A D et al. SALA DE ESPERA: UM AMBIENTE PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO EM SAÚDE. : Revista Eletrônica de Extensão da Uri, Rs, v. 5, n. 7, p.101-106, maio 2009.