Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM ANTE EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA NA CRIANÇA
Rachel Abreu de Oliveira, Eveline Rodrigues da Silva Barros, Regina Claudia Melo Dodt

Resumo


Introdução: A musculatura esquelética começa a se formar no embrião por volta da sétima semana após a fertilização. Nessa fase, têm início à formação dos rabdomioblastos, células primitivas que vão dar origem aos músculos. São essas células que podem se tornar malignas e dar origem ao câncer chamado rabdomiossarcoma. O rabdomiossarcoma é uma neoplasia maligna derivada das células mesenquimais primitivas, precursoras do músculo esquelético estriado. (LIMA et al., 2011). Na maioria dos casos, o tratamento do rabdomiossarcoma consiste em cirurgia. Após a cirurgia se inicia a quimioterapia onde a mesma destrói as células cancerosas, mas também danifica as células normais, provocando uma série de efeitos colaterais, como perda de apetite, perda temporária dos cabelos, aparecimento de lesões na boca, diarréia, redução no número de glóbulos brancos, maior suscetibilidade a infecções, cansaço, causado pela diminuição no número de glóbulos vermelhos. Objetivo: Relatar experiência dos discentes do curso de enfermagem no estágio supervisionado hospitalar da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Metodologia: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado no período de setembro a novembro de 2013 em instituição terciária de referência a saúde da criança e adolescente, vinculada ao SUS. Resultados: O cuidado se deu a partir da avaliação do paciente, onde se verificou a necessidade de desenvolver intervenções embasadas em conhecimento técnico-científico para redução das complicações da quimioterapia. O procedimento se deu primeiramente através da inspeção das lesões da mucosa oral. Logo após, iniciou-se a limpeza com água em temperatura ambiente removendo o excesso de secreção e sangue que havia na cavidade oral. Em seguida, era feito a limpeza com bicarbonato de sódio dissolvido em água conforme prescrição médica e por fim era passada solução preventiva em toda a cavidade oral. Para redução dos níveis de infecção era realizada a higiene das mãos antes de qualquer procedimento, monitoravam-se sinais e sintomas sistêmicos e locais de infecção, além de serem usados materiais estéreis em todos os procedimentos. Considerações finais: O trabalho consistiu em um desafio em nossa vivência acadêmica e tal experiência foi de grande importância, pois nos fez despertar para grandeza que é a assistência de enfermagem individualizada, prestada para reabilitação e melhoria da qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave


Enfermagem;oncologia;cuidados

Referências


  • LIMA, Livia Lima de et al. Rabdomiossarcoma alveolar cutâneo primário em paciente pediátrico. An. Bras. Dermatol.[online]. 2011, vol.86, n.2, pp. 363-365. ISSN 0365-0596.
  • http://sarcomahelp.org/rhabdomyosarcoma.html)
  • MORETTI, Giovana et al. Rabdomiossarcoma de cabeça e pescoço: 24 casos e revisão da literatura. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.4, pp. 533-537. ISSN 1808-8694.
  • www.cancer.gov