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AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL DOS ESCOLARES DA ESCOLA ESTADUAL ANGELINA PALHETA MENDES NO MUNICÍPIO DE BARCELOS – AM
Resumo
Estudos comprovam a importância da descoberta precoce de problemas visuais como forma de minimização e correção de problemas graves no futuro. A prevenção da cegueira deve ser feita na infância, pois a criança que se torna cega tende a desenvolver distúrbios emocionais, os quais podem interferir em seu desenvolvimento (BRASIL, 1996).Este trabalho teve como objetivo detectar déficit de acuidade visual em escolares matriculados na Escola Estadual Angelina Palheta Mendes em Barcelos - Amazonas; É um estudo analítico, transversal, observacional sobre prevalência deficiência visual em escolares de 06 a 18 anos matriculados na Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, no município de Barcelos, Amazonas, Brasil. Previamente, foi colhida a anuência dos respectivos responsáveis, conforme o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).Como instrumento de anotação de dados da pesquisa foi confeccionado uma ficha para avaliação da acuidade visual. A coleta dos dados foi efetuada por três examinadores, acadêmicos do curso de medicina da Universidade do Estado do Amazonas. Para que fosse possível a realização do exame, a administração da escola disponibilizou uma sala de aula com adequada iluminação (a luz deve vir por trás ou dos lados da pessoa que vai ser submetida ao exame), sem ofuscamento e em um ambiente calmo. A avaliação da acuidade visual foi feita através da Escala de Sinais de Snellen seguindo a metodologia proposta pelos Ministérios da Saúde e Educação. Foram examinados 311 escolares onde 162 escolares são do gênero masculino (52,09%) e 149 do feminino (47,91%).Com relação à avaliação da acuidade visual com o teste aplicado no olho direito, 10 elementos da pesquisa apresentaram índice menor ou igual a 0,7, caracterizando baixa acuidade visual. A faixa etária com maior prevalência de baixa acuidade visual no olho direito foi aos 13 e 14 anos de idade. No olho esquerdo, o número de escolares que apresentaram índice do teste de Snellen inferior ou igual a 0,7 foi menor que do olho direito, configurando um número de 05 elementos da pesquisa, onde a faixa etária mais prevalente foi aos 13 anos de idade. Visto que os problemas relacionados à visão são condições que independem da vontade do homem, observamos que essas problemáticas ainda se perpetuam e interferem no aprendizado do aluno. Tornando-se indispensável a participação dos pais nos programas de saúde na escola.
Palavras-chave
escolares; acuidade visual
Referências
Ministério da Saúde (BR). Promoção da Saúde. Carta de Ottawa. Brasília (DF); 1996