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SÍNDROME DE BURNOUT, NA DIMENSÃO EXAUSTÃO EMOCIONAL: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS DOCENTES
Resumo
A Síndrome de Burnout (SB) é um processo que ocorre em resposta à cronificação emocional do estresse laboral. A Representação Social (RS) é uma categoria de pensamento que expressa à realidade da sociedade. Objetivou conhecer as dificuldades encontradas pelos docentes na prevenção da Exaustão Emocional e desvelar as ações educacionais e preventivas que realizam frente ao estresse laboral. Tratou-se de pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida com docentes com diagnóstico de SB na dimensão da EE de uma instituição de Ensino Superior (IES), baseado no questionário de Maslach (MBI–Ed) e entrevista semi-estruturada, com questões norteadoras sobre o estresse laboral no período de Outubro a Dezembro de 2011 com parecer de aprovação 276/2009 UNIFOR. Constam os resultados: 06 docentes, sendo 05 do sexo masculino; sendo 03 casados (maior prevalência); a idade média foi de 37,8 anos; o tempo de docência 9,1 anos e a escolaridade foi mestre (04 docentes). Na análise qualitativa observou que as dificuldades relacionavam-se com a produtividade laboral e as medidas preventivas e educativas associavam-se às atividades da vida diária e lazer. A pesquisa proporcionou uma relação direta com os professores e o reconhecimento de uma realidade desconhecida pelos participantes, por se tratar de uma síndrome incomum, sujeitando-os a dificuldades no diagnóstico e tratamento da síndrome, requerendo ações e medidas de prevenção e educação junto aos docentes e a IES.
Palavras-chave
Representação Social, Docentes, Exaustão Emocional.