Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NAS AÇÕES EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS PARA POPULAÇÃO IDOSA
Ana Aline Andrade Martins, Larissa Romão Belarmino, Italla Maria Pinheiro Bezerra, Luiz Carlos de Abreu, Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Jennifer Yohanna Ferreira de Lima Antão, Sabina Alaíde Amorim Alves, Grayce Alencar Albuquerque

Resumo


A transição demográfica associada ao aumento da expectativa de vida constitui-se enquanto conquista para a sociedade. Entretanto esta mudança demanda necessidade de implementação de medidas que contribuam para preservação e promoção da capacidade funcional desta população que se encontra em notável ascensão. Deste contexto, destaca-se as ações de promoção da saúde por meio da implementação de ações educativas enquanto ferramenta de trabalho fundamental para a preservação e manutenção funcional destes idosos. Já que a educação em saúde é compreendida enquanto instrumento capaz de estimular no individuo a co-responsabilização pela manutenção de sua saúde. De acordo com o explicitado anteriormente o presente trabalho buscou investigar atuação do enfermeiro nas ações educativas desenvolvidas para população idosa. O mesmo configura-se enquanto pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual foi utilizada para coleta do material empírico a entrevista semiestruturada, bem como para a organização do material coletado lançou-se mão da categorização das falas e posterior analise por meio da analise temática. Participaram da coleta 18 profissionais enfermeiros alocados na atenção primariam na cidade de Juazeiro do Norte-Ce. Todo o processo de trabalho desvelou-se sobre os princípios da bioética. Frente aos resultados foi possível identificar as seguintes categorias: Educação em saúde: do modelo tradicional ao radical; Educação em saúde e terceira idade: revelando a importância; Ações educativas: o fazer dos enfermeiros. Diante análise do material observou-se uma ligação entre a existência da educação em saúde que consiste em mudar comportamento e estilo de vida, entretanto ainda observou-se a existência de alguns profissionais com visão organicista do processo saúde-doença. Evidenciou-se ainda que, as percepções foram bastante divergentes, podendo estas estar relacionadas a própria visão dos enfermeiros quanto o que acreditam ser educação em saúde. Outro achado reflete o fazer destes profissionais em busca do envelhecimento saudável, a partir de ações educativas, sendo explicito que estes para construção dessas ações buscam junto aos agentes de saúde conhecer as principais necessidades dos sujeitos. Diante destes resultados foi possível identificar como as praticas educativas estão sendo desenvolvidas no contexto da atenção primaria pelos profissionais enfermeiros. Bem como, despertou para necessidade de que estudos continuem a desvelar sobre a temática.

Palavras-chave


Promoção da Saúde, Estratégia Saúde da Família. Atividade da educação