Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A TAXA DE MORTALIDADE FETAL E INFANTIL DE EM UM MUNICIPIO NO INTERIOR DO MARANHÃO
Thiego Ramon Soares, Anderson da Silva Sousa, Luma Ravena Soares Monte, Raimundo Nonato Silva Gomes, Edilane Jales Leite

Resumo


Introdução: A mensuração do estado de saúde da população é uma tradição em saúde pública. Teve seu início com o registro sistemático de dados de mortalidade e de sobrevivência. O coeficiente de mortalidade infantil e fetal é um indicado que além de informar sobre os níveis de saúde de uma população, sintetiza as condições de bem-estar social, político e ético de uma dada sociedade. Muitas causas de óbitos fetais e infantis são consideradas evitáveis, ou seja, os conhecimentos e as tecnologias já existentes permitem intervenções eficazes de modo que tais condições jamais ou raramente evoluam a óbito. Objetivos: Analisar a taxa de mortalidade infantil e fetal em um município no interior do Maranhão. Metodologia: É um estudo observacional, que teve como banco de dados o DATASUS; pesquisou-se a mortalidade fetal e infantil ocorridas de 2010 a 2012 em um município do interior do Maranhão. Resultados: entre 2010 e 2012 ocorreram 208 óbitos fetais e infantis, sendo que aproximadamente 75% destes óbitos foram por causas evitáveis e 25% foram por causas inevitáveis. Quanto às causas evitáveis, as que mais provocaram óbitos foram a inadequada atenção à gestante, parto, feto e recém-nascido, abrangendo 67%, as demais (33%) ocorreram por causas desconhecidas. Conclusão: Avanços significativos na saúde pública e privada do Brasil influenciam de forma direta a saúde dos municípios, fato evidenciado pela diminuição significativa que houve no ano de 2012 nos casos de mortalidade fetal e infantil. Onde se observou uma redução de 51,1% do total de óbitos notificados no referido ano. No entanto, o município pesquisado, deve investir demasiadamente na prevenção primaria, visto que as causa de óbitos por etiologias primaria sobrepõem a de etiologias não evitáveis.

Palavras-chave


Mortalidade. Infantil. Fetal

Referências


Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2012: uma análise da situação de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

Monteiro CA, Nazário CL. Declínio da mortalidade infantil e equidade social: o caso da cidade de São Paulo entre 1973 e 1993. In: Monteiro CA, organizador. Velhos e novos males da saúde no Brasil. São Paulo: Editora Hucitec; 1995. p. 173-85.

BRAGA, A. G. K., Joaquim MMC, Siu C. Mortalidade perinatal e neonatal no Brasil. Tema 1999; 17:6- 17

LEAL, M.C.; SZWARCWALD, C.L. Evolução da mortalidade neonatal, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, de 1979 a 1993. 1. Análise por grupo etário segundo região de residência. Rev. Saúde Pública, v. 30, p. 403-12, 1996.