Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CUIDADO PALIATIVO E TANATOLOGIA: FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO PARA O CUIDADO PALIATIVO E TANATOLOGIA
Maria Teresa Teresa Brito Mariotti de Santana
Resumo
Programas de cuidados paliativos vêm sendo implantados em várias universidades do país e do mundo, em reconhecimento à necessidade premente de alterar a realidade de descaso com os princípios bioéticos no cuidado dos usuários do SUS com doenças em estágios avançado e terminal e aqueles com morte encefálica devido a doenças por causas externas consequentes a violência urbana, que os tornam potencial doador morto de órgãos e tecidos para transplantes. Associa-se à responsabilidade dos órgãos formadores que compreende saúde como ausência de doenças e preparam os profissionais só para cura. Objetiva apresentar os resultados do processo de implantação do programa de educação para a morte em uma universidade pública no Estado da Bahia-Brasil. Trata-se de relato de experiência sistematizada do programa iniciado em 1995, com a implantação do grupo de pesquisa NUREKR – Núcleo de Renascimento Elisabeth Kübler-Ross, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) de uma universidade pública federal. Como resultado: Histórico e referencial teórico conceitual do grupo de pesquisa NUREKR inicialmente fundamentado na abordagem proposta pela psiquiatra e psicanalista que dá nome ao grupo, ampliado para a fenomenológica com inclusão das políticas públicas do Ministério da Saúde; Organização do repositório institucional para armazenar, preservar e difundir a produção intelectual do grupo; Hierarquização da educação o cuidado paliativo e a tanatologia: graduação, pós-graduação e extensão universitária; Prática educacional no ensino na graduação: realizadas em disciplinas obrigatórias do currículo: atenção básica de urgência na comunidade (pré-hospitalar), seminários de ética e bioética I e II; nas disciplinas optativas: cuidados paliativos e tanatologia na graduação e na pós-graduação disciplina optativa cuidado paliativo. Prática educacional na extensão: curso de aperfeiçoamento em cuidado paliativo e tanatologia; seminário de cuidados paliativos e tanatologia, realizado anualmente; oficina de cuidado transdisciplinar do corpo como consciência específico para profissionais e estudantes interessados na busca do sentido e significado do processo de morrer e da morte, sob a ótica da fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty, tese defendida em 2005, que fundamenta o corpo próprio como experiência vivencial desse fenômeno. Prática na produção do conhecimento científico com desenvolvimento monografias, dissertações, teses, publicação de artigo em periódicos e de resumos em anais de eventos científicos. Constitui-se em um modelo que atende o principio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, integrado ao sistema de serviços de saúde do SUS e contribui com aspectos do planejamento, efetividade, manutenção e aprimoramento de uma educação permanente podendo ser adotado por outras instituições.
Palavras-chave
cuidado paliativo, tanatologia, emergência
Referências
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