Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CUIDADO PALIATIVO E TANATOLOGIA: FORMAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E ESPECIALIZAÇÃO PARA O CUIDADO PALIATIVO E TANATOLOGIA
Maria Teresa Teresa Brito Mariotti de Santana

Resumo


Programas de cuidados paliativos vêm sendo implantados em várias universidades do país e do mundo, em reconhecimento à necessidade premente de alterar a realidade de descaso com os princípios bioéticos no cuidado dos usuários do SUS com doenças em estágios avançado e terminal e aqueles com morte encefálica devido a doenças por causas externas consequentes a violência urbana, que os tornam potencial doador morto de órgãos e tecidos para transplantes. Associa-se à responsabilidade dos órgãos formadores que compreende saúde como ausência de doenças e preparam os profissionais só para cura. Objetiva apresentar os resultados do processo de implantação do programa de educação para a morte em uma universidade pública no Estado da Bahia-Brasil. Trata-se de relato de experiência sistematizada do programa iniciado em 1995, com a implantação do grupo de pesquisa NUREKR – Núcleo de Renascimento Elisabeth Kübler-Ross, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) de uma universidade pública federal.  Como resultado: Histórico e referencial teórico conceitual do grupo de pesquisa NUREKR inicialmente fundamentado na abordagem proposta pela psiquiatra e psicanalista que dá nome ao grupo, ampliado para a fenomenológica com inclusão das políticas públicas do Ministério da Saúde; Organização do repositório institucional para armazenar, preservar e difundir a produção intelectual do grupo; Hierarquização da educação o cuidado paliativo e a tanatologia: graduação, pós-graduação e extensão universitária; Prática educacional no ensino na graduação: realizadas em disciplinas obrigatórias do currículo: atenção básica de urgência na comunidade (pré-hospitalar), seminários de ética e bioética I e II; nas disciplinas optativas: cuidados paliativos e tanatologia na graduação e na pós-graduação disciplina optativa cuidado paliativo. Prática educacional na extensão: curso de aperfeiçoamento em cuidado paliativo e tanatologia; seminário de cuidados paliativos e tanatologia, realizado anualmente; oficina de cuidado transdisciplinar do corpo como consciência específico para profissionais e estudantes interessados na busca do sentido e significado do processo de morrer e da morte, sob a ótica da fenomenologia do filósofo Maurice Merleau-Ponty, tese defendida em 2005, que fundamenta o corpo próprio como experiência vivencial desse fenômeno. Prática na produção do conhecimento científico com desenvolvimento monografias, dissertações, teses, publicação de artigo em periódicos e de resumos em anais de eventos científicos. Constitui-se em um modelo que atende o principio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, integrado ao sistema de serviços de saúde do SUS e contribui com aspectos do planejamento, efetividade, manutenção e aprimoramento de uma educação permanente podendo ser adotado por outras instituições.

Palavras-chave


cuidado paliativo, tanatologia, emergência

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução nº 50 de 21 de fevereiro de 2002. Disponível em:     <http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/50_02rdc.pdf>.  Acesso em: 02 de fevereiro de 2009.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 1.884/GM de 11 de novembro de 1994. Brasília, Distrito Federal, 1994.

BRASIL, Ministério da Saúde. Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Brasília, Distrito Federal, 1996.

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria nº 3.432/GM de 12 de agosto de 1998. Brasília, Distrito Federal, 1998.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. 4 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

CINTRA, E. de A.; NISHIDE, V. M.; NUNES, W. A. Assistência de enfermagem ao paciente gravemente enfermo. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2005.

COLLIÉRE, M. F. Promover a vida: da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem. 2 ed. Paris, França: Lidel, 1999.

Cuidado Paliativo / Coordenação Institucional de Reinaldo Ayer de Oliveira. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2008. 689 p.