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EDUCAÇÃO PERMANENTE E ENFERMAGEM: PERCEPÇÕES, SUJEITOS E VIVÊNCIAS
Resumo
A educação permanente em saúde trás a perspectiva da aprendizagem no serviço, onde a reflexão das atividades cotidianas em saúde oferece subsídios para a construção de novas práticas assistenciais. A contextualização dos conteúdos teóricos a realidade social e prática do trabalho em saúde tornam-se essencial para o cuidado, pois cada território tem suas necessidades e demandas. Objetiva-se analisar a percepção das enfermeiras sobre a educação permanente em saúde. Trata-se uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada no município de Fortaleza. Os dados foram produzidos no estudo de dissertação “Educação permanente do enfermeiro na perspectiva do cuidado em saúde e da clínica para atenção básica.”, integrante da pesquisa “Processo de formação em Saúde como estratégia de melhoria do cuidado interdisciplinar e integral para o SUS”, financiada pelo CNPq. Foram respeitados os critérios da Resolução 196/96 referente a pesquisas envolvendo seres humanos, e foi encaminhada para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Ceara (UECE), onde recebeu parecer favorável com número de processo: 10461052-2. Os sujeitos do estudo comprovaram seu voluntarismo em colaborar com a pesquisa, assinando o termo de consentimento livre e esclarecido. O cenário de estudo foi na Estratégia Saúde da Família (ESF) e os sujeitos da pesquisa foram 10 enfermeiros assistencialistas, que trabalham há mais de 6 meses no serviço. Para obtenção dos discursos, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, as quais foram gravadas, transcritas e analisadas. Na análise do material empírico, para melhor entendimento das questões deste estudo, tomou-se como base a Análise de Conteúdo. Houve a leitura do material e criação de núcleos de sentido. Em seguida, esses núcleos de sentido foram agrupados em categorias e procedeu-se à organização dos dados contemplados nas entrevistas e nas observações, no intuito de buscar convergências e divergências extraídas das falas dos participantes, ampliando assim a compreensão do fenômeno. A seguir, fez-se a interpretação à luz da literatura pertinente. Conforme observado, o município oferece atualizações para os profissionais, os quais se interessam pelos processos formativos, desejando-os como fonte de conhecimento e crescimento acadêmico. Percebe-se, nos achados, que os processos formativos estão voltados para as ações programáticas da ESF, que envolvem temáticas relacionadas aos programas assistenciais e políticas de saúde de linhas de cuidado específicas. Esses cursos buscam a atualização técnico-científica do profissional. Considera-se importante as atualizações de conhecimento aos enfermeiros, contudo, é preciso potencializar a problematização da realidade como estratégia de formação, uma vez que a educação permanente pressupõe essa aprendizagem contextualizada no território do trabalho em saúde.
Palavras-chave
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAUDE