Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ANÁLISE DO PROCESSO E IMPACTOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES
Larissa Arbues Carneiro, Nilce Maria da Silva Campos Costa

Resumo


Tese de doutorado com o objetivo de analisar o processo e impactos do PET-Saúde Mental a partir das percepções dos participantes deste programa - parceria Universidade Federal de Goiás e Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (2011). A pesquisa de abordagem qualitativa teve como método a triangulação de instrumentos: análise documental, questionários e entrevistas. Os resultados parciais distribuem-se em três eixos: 1) A percepção dos participantes sobre mudanças e impactos provocados pelo programa; 2) Pontos fortes e Fragilidades do PET-Saúde Mental; 3) Os significados e sentidos da experiência para os participantes. Destaca-se que o programa possibilitou a aproximação entre Universidade e serviços, promovendo uma relação poder mais equânime; a integração entre estudantes de diferentes cursos e disciplinas; a ampliação dos cenários de ensino-aprendizagem; ganhos em formação política e expectativas positivas na formação e na atuação profissional. Nos serviços observou-se ampliação da divulgação sobre os mesmos e das políticas a ele vinculadas; aumento da oferta de atividades, com destaque para pesquisa; mobilização da equipe para mudanças nos processos de trabalho. As fragilidades do processo incidem no seu baixo impacto na comunidade acadêmica não participante do PET-Saúde Mental, com falta de comprometimento institucional dos cursos e pouco envolvimento docente; a restrição de bolsas a número limitado de cursos; dificuldades em comunicação; prazo curto de execução do projeto (01 ano); falta de planejamento das ações e preparo teórico/pedagógico nos serviços; sobrecarga dos participantes com acúmulo de atividades acadêmicas ou de trabalho. Entretanto, observaram-se mudanças nas crenças relativas ao usuário e à rede Álcool e Drogas, com fortalecimento do modo psicossocial; e também, das relações interpessoais, experiência com ambiente de aprendizado na diversidade, dialógico, promotor de crescimento, estímulo e potencial para trans-formação. Para além de contribuir para a análise do processo em si a pesquisa tem possibilitado conhecer as potencialidades e dificuldades da experiência sob a ótica dos atores que dela participaram, podendo contribuir para qualificação das ações desenvolvidos a partir do PET, assim como, ofertar subsídios para os projetos de demais editais na área (ex: Pro/PET-Saúde em curso) e ainda, apontar questões que efetivamente contribuam para mudanças na formação e prática profissional em saúde mental no município.

Palavras-chave


ensino na saúde; educação interprofissional; análise qualitativa;