Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPLANTAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA SAÚDE DO IDOSO, NA USF SEDE PADRE LUIS, TEODORO SAMPAIO – BA. 2013. 65 FLS.
Nayara Aguiar Santos Borges Lyrio

Resumo


O trabalho que segue trata-se de um projeto de intervenção que objetiva implantar a atenção à saúde do idoso na Unidade de ESF Padre Luís – USF Sede 2, no município de Teodoro Sampaio. Anteriormente a esta intervenção, a equipe multidisciplinar nesta unidade de ESF, não desenvolvia este tipo de ação programática. A atenção à saúde do idoso estava restrita ao acompanhamento de idosos hipertensos e diabéticos, que em sua maioria procuravam a unidade de saúde com queixa manifesta, para aferir a pressão arterial ou apanhar medicamentos. Na tentativa de oferecer aos idosos cadastrados nesta área uma atenção integral, adequada, humanizada e oportuna, é que se propõem ações para avançar na qualidade da assistência ao idoso. As ações foram desenvolvidas com os profissionais de saúde, idosos e comunidade almejando avanços na qualidade da assistência. Acredita-se na relevância do estudo como forma de repensar práticas e propor ações transformadoras, que favoreçam o envelhecer saudável e melhor qualidade na assistência de saúde para o idoso e comunidade. Os avanços na cobertura de idosos cadastrados e acompanhados, a atenção à saúde do idoso qualificada, oportuna e eficaz são alguns resultados alcançados com esta intervenção.

Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Saúde do Idoso; Promoção da saúde.

Referências


BRASIL, Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, MS, 1990.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília: Senado Federal, 1998a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programas e projetos: saúde do idoso. Brasília, 1998b. Disponível em: < http/www.saude.gov.br/programas/idoso/programa/htm> Acesso em: 28.07.12.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Diretrizes operacionais dos pactos pela vida, em defesa do SUS e de Gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2006a.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2528 de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006c.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do idoso. 2. ed. 2ª reimp. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

 

CARVALHO, J. A. M.; ANDRADE, F. C. D. Envejecimiento de la poblacion brasileña: oportunidades y desafios. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y CARIBEÑO SOBRE LAS PERSONAS DE EDAD, 1999, Santiago. Anais...Santiago: Celade, 2000. p. 81-102. Disponível em:<http://www.unesp.br/proex/revista/artigospdf/revistacev2n1relato26.pdf>Acesso em 28.07.12.

COSTA, M. F.L. et al. Condições de saúde, capacidade funcional, uso dos serviços de saúde e gastos com medicamentos da população idosa brasileira: estudo descritivo baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro; 19 (3): 735-743, mai-jun, 2003. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csp/v19n3/15877.pdf > Acesso em 02.08.2012.

DATASUS. Cadernos de Informações de Saúde Bahia. Brasil. Ministério da Saúde. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/cadernos/BA/BA_Feira_de_Santana_Geral.xls>Acesso em: 28.07.12.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Rio de Janeiro: FIBGE, 2010. Disponível //em:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/perfilidoso/perfidosos2000.pdf> Acesso em: 28.07.12.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Informações sobre os municípios brasileiros 2009. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/>. Acesso em: 28.07.2012.

MENDES, Gonçalves. Tecnologia e organização social das práticas de saúde: características tecnológicas de processo de trabalho na rede estadual de centros de saúde de São Paulo. Hucitec. São Paulo, 1994.

RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, Jose Augusto de Souza. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. e ampli. Sao Paulo: Atlas, 2007.