Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE SAÚDE E SUA ARTICULAÇÃO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL
Lucimar Daniel Simões Salvador, Paulo Afrânio Sant'Anna

Resumo


No contexto das políticas públicas para a formação em saúde no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) apontam para uma formação profissional cidadã, cujas práticas assegurem à população o direito a saúde. Nessa direção, foi criado o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) tendo como um de seus objetivos, incentivar transformações no processo de formação profissional considerando as interfaces entre ensino, saúde e trabalho. Este estudo situa-se no contexto dessas Políticas e tem por objetivo discutir a formação profissional na área da saúde por meio da análise das mudanças nos projetos pedagógicos dos cursos de saúde de uma Universidade Pública Federal, a partir da experiência de vinculação ao programa Pró-Saúde. Este estudo se caracteriza como exploratório de enfoque qualitativo, adotando o delineamento de estudo de caso. A pesquisa envolve análise documental das fontes primárias: projetos Pró-Saúde 2005 e 2007, e PPC de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, 2008 e 2009. Para análise dos dados adotou-se o procedimento de análise de conteúdo, sendo delimitadas as seguintes categorias: Dimensão Política - Concepção de saúde e subcategorias formação profissional e atuação profissional; Dimensão Pedagógica – Concepção de currículo e subcategorias integração ciclo básico/profissional, integração ensino/trabalho, interdisciplinaridade, flexibilidade e metodologias ativas. O estudo encontra-se em andamento. Análises preliminares indicam que a concepção de saúde subjacente à formação profissional, presente nos PPC dos cursos analisados, fundamenta-se no conceito ampliado e se expressa na intencionalidade de formar um profissional crítico, reflexivo, capaz de desenvolver a atenção integral, tanto em nível individual quanto coletivo, por meio de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Contudo, na dimensão pedagógica, onde reside a possibilidade de concretização da formação, predomina ainda nos currículos dos cursos uma estrutura disciplinar, segmentada em disciplinas básicas e profissionais, com tímidas iniciativas de mudanças que privilegiam a interação entre elas. A ênfase em atividades práticas centradas nos laboratórios e nas clínicas internas à Universidade e a inserção tardia dos estudantes nos serviços de saúde, são fatores que podem sinalizar o distanciamento e o descompasso ainda existentes entre a formação em saúde e as necessidades de saúde da população.

Palavras-chave


Formação em saúde; Pró-Saúde; Currículo.