Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE PÓS-GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Ana Clédina Rodrigues Monteiro, Patricia Dubeux Abensur, Christine Barbosa Betty, Gabrielle P. Mendes de Carvalho, Lidia Ruiz-moreno

Resumo


Ser docente na educação superior envolve competências que vão além dos conhecimentos específicos na área de formação. Ou seja, conhecimentos que também são determinantes para a docência, como aqueles relativos às questões didático-pedagógicas: currículo, planejamento, avaliação, metodologias de ensino, interação professor-aluno, etc. Todavia, nem todos os profissionais que atuam como docentes na educação superior tem a oportunidade de desenvolver competência didático-pedagógica, uma vez que os cursos de pós-graduação que os habilitam à docência da educação superior dificilmente oferecem essa oportunidade por predominar a formação de pesquisadores. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), percebendo essa problemática tem desenvolvido ações nesse sentido, como a disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida a pós-graduandos de Programas stricto sensu em saúde. O presente trabalho trata de uma experiência realizada na disciplina, a qual envolve estratégias de ensino-aprendizagem, dentre elas o relato de experiência produzido pelos pós-graduandos acerca de sua formação profissional, processos educativos vivenciados durante a graduação e concepções sobre docência. Apresentamos neste trabalho uma das atividades realizadas, quando os pós-graduandos são convidados a descreverem uma experiência educativa considerada significativa durante sua formação profissional. A análise dos relatos indicou que embora as concepções prévias acerca da docência se fundamentem no modelo tecnicista de ensino-aprendizagem, as experiências citadas como as mais significativas são aquelas com abordagens dialógico-problematizadoras e sócio-interacionistas. Ao término da disciplina os pós-graduandos são convidados a reelaborar os relatos em função das aprendizagens construídas e nesse momento se mostram mais conscientes quanto à dicotomia entre concepções tecnicistas e aquelas que de fato contribuem para o processo educativo. A experiência aponta a necessidade do fortalecimento dos programas de pós-graduação na formação de profissionais que optam pela docência, conforme solicitado pelos novos paradigmas relativos à formação de profissionais na área da saúde, os quais exigem uma formação inicial baseada em modelos educativos que favoreçam a reflexão crítica, o compromisso social e o respeito à diversidade cultural, aliados aos conhecimentos específicos na área de atuação.

Palavras-chave


Formação docente; Saúde e Educação; Educação Superior

Referências


ASTUDILLO, C.; RIVAROSA, A; ORTIZ, F. La Ciencia según futuros profesores: entre la resistencia y la movilización. Revista Enseñanza de las Ciencias, Número Extra, VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Barcelona, 2009b.

BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (orgs). Docência em Saúde: temas e experiências. São Paulo: Ed. SENAC, 2004.

BATISTA, S.H. Formadores de professores e aprendizagem: tecendo encontros. Revista@mbienteeducação, v. 1, p. 1-8, 2008.

BATISTA, N. A.; BATISTA, S. A formação do professor universitário em saúde: desafios e perspectivas. FAZENDA, I. e SEVERINO, A.J. Formação Docente: rupturas e possibilidades. Campinas: Papirus, 2002.

CANUTO, A. ; BATISTA, S.H . Concepções do processo ensino-aprendizagem: um estudo com professores de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso), v. 33, p. 624-631, 2009.

CORDEIRO, H. & MINAYO, C. Saúde: concepções e políticas públicas. In: Saúde trabalho e formação profissional (A. A. Amancio Filho & Moreira, M.C.G. orgs.) p.49-61, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1997.

DE LONGHI, AL. RUIZ-MORENO, L., 2005.Enseñanza de las ciencias experimentales y construcción de conocimentos en el área de la salud In: Ensino em saúde: visitando conceitos e práticas.1 ed.São Paulo : Arte e Ciência, 2005, v.1, p. 189-202.

DUTRA, E. (2002). A narrativa como técnica de pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia, 7(2), 371-378.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança, 24° Ed. Rio de janeiro,Ed. Paz e Terra, 2001

RUIZ-MORENO, L.; LEITE, M. T. M. e AJZEN, C. Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem. Ciênc. educ. (Bauru) . 2013, vol.19, n.1, pp. 217-229.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente S. Paulo: Martins Fontes, 1998.