Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Livia Keismanas Avila, Maria Fernanda Terra

Resumo


Caracterização do problema: O Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo desde 2009 está inserido no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE) que visa desenvolver um modelo de formação de profissionais da saúde no eixo da integração ensino-serviço, para ampliar as possibilidades de inserção dos estudantes de graduação nas práticas assistenciais nos serviços de Atenção Primária em Saúde (APS), no âmbito do SUS. Nesta perspectiva no sétimo semestre, os estudantes inseridos nas equipes de saúde, participam do trabalho e desenvolvem projetos de intervenção utilizando o referencial do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Descrição da experiência: A inserção dos alunos acontece a partir da disciplina Estágio Curricular em Enfermagem I, com 210 horas na APS. Os estudantes acompanham o trabalho da enfermeira na equipe de saúde, observando a articulação das ações de cuidado para responder as necessidades de saúde dos indivíduos e famílias atendidas, a luz dos princípios e diretrizes do SUS. Uma das atividades da disciplina envolve a utilização do PES como método para reconhecer os problemas locais, suas implicações e buscar soluções para resolvê-los, analisando a viabilidade política para a intervenção. O PES possibilita o permanente exercício de diálogo e reflexão sobre os problemas que incidem em uma realidade, visando a qualificação do gerenciamento dos processos de saúde. Efeitos alcançados: Dentre os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no âmbito da APS, os principais se referiram a criação de instrumentos para potencializar o processo de trabalho da equipe de saúde através de fichas de atendimento, planilhas para o acompanhamento de casos prioritários, panfletos informativos para a população e as capacitações de membros da equipe de saúde (Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Higiene Dental, equipe de enfermagem), além de documentos auxiliadores da assistência de enfermagem (normas e rotinas) Recomendações: Aprimorar as metodologias de ensino a partir de métodos problematizadores; reconhecer o serviço como espaço de formação e educação permanente importante para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo do cuidado por alunos, juntamente dos trabalhadores; considerar na prática do ensino e da assistência ações de avaliação e monitoramento acerca da qualidade da assistência ofertada à população atendida.

Palavras-chave


formação profissional; metodologias de ensino; educação em serviço