Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DESAFIO DE UM NOVO OLHAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CRECHE
Elizabeth Lima de Souza, Priscila Ximenes Rocha, Quézia Quintino, Danieli Damasceno, Eva Viana, Paiva Pâmela Campêlo

Resumo


A Constituição Federal, em seu Art. 7º, inciso xxv, afirma que deve ser garantida: “assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas”. Este fator é primordial, levando-se em conta que a procura por instituições que sejam públicas e de qualidade são preocupantes para famílias em que os pais trabalham e precisam ter o apoio destas para amparar seus filhos. “Mesmo a creche sendo um espaço importante para a formação, crescimento e desenvolvimento das crianças, ela também pode ser considerada um meio propiciador para ocorrências de agravos à saúde infantil.”. Objetiva-se relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem numa determinada creche. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem, realizado em novembro de 2013 numa creche no distrito de Caucaia. Nós acadêmicas de enfermagem sentimos a necessidade de relatar nossa vivência, utilizando como ferramenta a observação frente às atividades realizadas na creche, bem como a rotina do próprio ambiente. De acordo com os resultados obtidos observamos que as crianças por mais que tivessem cuidados com higiene, alimentação ou interagissem em atividades educativas, muitas delas acarretam problemas familiares, como: maus tratos ou descaso dos pais, preferindo estar mais naquele ambiente a sua casa. Esse enfoque é de suma importância e requer cautela. É preciso abordar os responsáveis para que analisem suas atitudes, criando um vínculo entre instituição e família, por meio de reuniões mensais a fim de buscar soluções para a mudança do quadro. Levando para a prática de Enfermagem, fica claro que o papel do profissional neste meio é de suma importância, pois sua participação está direcionada para uma atenção holística que contribui para os cuidados com os fatores físicos, sociais e emocionais da criança. Sem dúvidas, isto é relevante. Percebeu-se com esta experiência que o comprometimento dos profissionais envolvidos é fundamental, onde estes devem estar preparados não só para a abordagem pedagógica, mas também para os detalhes que podem passar despercebidos em meio à demanda de crianças inseridas na instituição. Nesse contexto destaca-se a relevância da participação dos acadêmicos de enfermagem na creche, tendo em vista a contribuição favorável para com este ciclo da vida, fazendo estratégias que visem à melhoria do serviço prestado.

Palavras-chave


acadêmicas de enfermagem, criança, creche

Referências


Cartilha-CRECHE, Um direito da criança, da família e um dever do Estado. Subsídios para o debate e ação sindical. Campanha Pelo Direito À Creche. Direção Executiva Nacional Da Cut – Gestão 2009-2012;

SILVA, Thiago Rosa. Novos Caminhos Para A Educação Infantil. Revista Científica Do Itpac Revista Científica Do Itpac. Volume 3. Número 2. Abril De 2010.

SILVA, Érica Nascimento. SILVA, Juçara Dos Santos. LIRA, Naira Doroteu. SOARES, Rina de Freitas. Relato De Experiência Das Atividades Realizadas Em Um Projeto Extensão Na Creche Filantrópica Casa Da Criança, Na Cidade De Manaus-Am. Universidade Federal Do Amazonas. Escola De Enfermagem. Departamento De Enfermagem Materno-Infantil E Saúde Pública. Manaus, 2008.