Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÃO DE SAÚDE DE ADOLESCENTES VINCULADOS À ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Janara Caroline Ribeiro, Cláudia Regina Lima Duarte da Silva, Rafaela Westphal, Vilma Margarete Simão

Resumo


Conceituar saúde é um desafio constante, seja para os profissionais, seja para os usuários do sistema de saúde. E, no entanto, esse entendimento implica em todas as ações de cuidado realizadas no campo da saúde e pelos indivíduos. A saúde, enquanto um “completo bem-estar biopsicossocial” é limitada, da mesma forma que o cuidar holístico também apresenta dificuldades em ser efetivo, já que, para cada pessoa, o ter saúde é expresso com significados diferentes. Desta forma, compreender esses significados faz-se essencial a quem se dispõe a cuidar em saúde. Para tanto, este estudo objetivou compreender a concepção de saúde de adolescentes da Estratégia SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) em um município de grande porte catarinense. Foi realizado um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, com adolescentes de 12 a 16 anos, residentes na área de abrangência de três unidades de ESF que participam do PET-Saúde. A coleta deu-se através de entrevista semiestruturada e grupo focal e o contato com os adolescentes foi propiciado pelas escolas do território das ESFs, através do consentimento dos pais e responsáveis. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo e demonstraram que a concepção de saúde para os adolescentes apresenta estreita relação com o conceito de felicidade, envolvendo mais do que o bem estar físico e emocional e perpassando questões como autonomia e dependência nas relações sociais. A felicidade para o adolescente significa poder realizar suas atividades diárias sem limitações e poderem compartilhar de bons momentos com amigos e familiares. É a presença dos pais, entendida como o apoio e a segurança para os adolescentes, e a relação com os pares, na qual compartilham sensações e experiências afins, que constituem o estado de saúde que esses indivíduos julgam necessário nessa fase da vida. Além disso, o momento de descoberta de novas responsabilidades contribui para que o adolescente se sinta importante socialmente, o que lhe permite sentir-se parte de um mundo e um sujeito também capaz de decidir sobre sua saúde. Isso demonstra que a face social da adolescência se configura como um fator importante para a manutenção da saúde e o desenvolvimento desses indivíduos em adultos saudáveis.

Palavras-chave


Saúde; Felicidade; Saúde do Adolescente; Programa Saúde da família.

Referências


  1. Brasil. Marco legal: saúde um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, 2005.
  2. Brasil. Saúde do adolescente: competências e habilidades. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, 2008.
  3. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
  4. Ferreira MA; Alvim NAT; Teixeira MLO; Veloso RC. Saberes de adolescentes: estilo de vida e cuidado à saúde. Texto Contexto Enferm. 2007, vol.16, n.2, pp. 217-224.
  5. Assis SG. A representação social do ser adolescente: um passo decisivo na promoção da saúde. Ciên e Saúde Colet, 2003; 8(3):669-680.
  6. Nordenfelt L. Conversando sobre saúde: um diálogo filosófico. [tradução]: Maria Bettina Camargo Bub, Théo Fernando Camargo Bub. Florianópolis: Bernúncia, 2000.