Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AÇÕES PARA ATRAIR E VINCULAR JOVENS AS UNIDADES DE SAÚDE PARA AÇÕES PREVENTIVAS E DE QUALIDADE DE VIDA
Laura Alvares Marton Rangel, Laura Lima Vargas

Resumo


A Unidade Básica de Saúde (UBS) Imbiruçu atende a diversos bairros em Betim – MG. “Imbiruçu”  é uma regional que agrega várias comunidades e bairros de baixa renda. Conta com uma maternidade referência, classificada como “maternidade amiga da criança”. A preocupação com a população, a qualidade do serviço e o empenho dos funcionários e voluntários é notável, apesar de adversidades financeiras, administrativas entre outras como a violência. A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Betim, desenvolve um Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET - Saúde), junto à Prefeitura do município e a Ministério da Saúde, que visa à melhoria da atenção ao adolescente, focando nas mães e pais entre 10 e 19 anos. O programa se baseou em um projeto chileno (GONZÁLEZ et. al., 2003) que tentava diminuir a evasão escolar das adolescentes grávidas, disponibilizando um espaço da escola para implantação de uma creche que atendesse as essas mães, atraindo-as para as salas de aula. Em vista do sucesso desse projeto no Chile, criou-se o PET Vidas em Rede em Betim. Esse projeto tem como objetivo adesão da população jovem aos serviços de promoção e prevenção de saúde, oferecidos pela UBS, com um enfoque no adolescente, auxiliando no planejamento familiar, orientação sexual, rastreamento de jovens em condições de risco e, principalmente, levar o jovem que evadiu a escola de volta à sala de aula. Mas, tudo isso é feito pensando primeiramente na mãe adolescente, uma das maiores vítimas de uma condição social e educacional ineficiente, que a torna vulnerável a situações com a gestação, que nessa idade não costuma ser desejada ou planejada. Com o intuito de atrair essas jovens, foram desenvolvidos grupos de discussão. Foram criados o “Grupo de Gestantes” e o de “Jovens Mães”. As abordagens estão se intensificando e a efetividade parece estar ligada ao convite constante. Estão sendo criadas ferramentas para atingir esses objetivos.  O ideal do projeto é uma vinculação efetiva ao serviço de saúde não ligada a benefícios momentâneos e sem garantia de continuidade. Portanto pretende-se, recolher os dados de forma efetiva e criar um modelo que poderia ser implantado em outros serviços de saúde, com o intuito de vincular a população ao serviço público de saúde, e por meio dessa adesão promover alterações positivas nos indicadores sócias e de qualidade vida.

Palavras-chave


vinculação de jovens; adolescentes gestantes e mães

Referências


A NECESSIDADE da inclusão das especificidades da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes na Rede Cegonha. Brasil: [s.n.], [2010?]. 14 slides.

 

GODINHO, R.A.; SCHELP, J.R.B.; PARADA, C.M.G.L.; BERTONCELLO, N.M.F.  adolescentes e grávidas: onde buscam apoio?. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 25-32, abril 2000.

 

MUZA, Gilson Maestrini; PACINI, Marisa. Costa Elementos para a elaboração de um projeto de promoção à saúde e desenvolvimento dos adolescentes – o olhar dos adolescentes.

 

PROJETO – Saúde Integral do Adolescente - Questionário. Betim: [s.n.], 2012. 3 p.

 

GONZÁLEZ, Electra et al. Modelo educativo para madres adolescentes que abandonan el sistema escolar regular. In: MOLINA, Ramiro; SANDOVAL, Jorge; GONZÁLEZ, Electra. Salud Sexual y Reproductiva em la adolescência. Santiago: Editorial Mediterráneo, 2003. Cap. 57, p. 753-767.

 

AVALIAÇÃO do Projeto de Atenção Integral à Saúde do Adolescente UBS Imbiruçu. Betim: [s.n.], 2010. 22 slides.

 

DIRETRIZES Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. Brasília, DF 2010.