Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO EM SERVIÇOS AMBULATORIAIS DE SAÚDE DO TRABALHADOR, SOB A ÓTICA DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM
Rosana Amora Ascari, Aline Mara Jacoby, Marson Luiz Klein, Lucimare Ferraz, Ivete Maroso Krauzer, Olvani Martins da Silva

Resumo


A qualidade nos serviços de saúde, em especial o controle dos processos de esterilização, está diretamente ligada ao controle de infecção, que representa um dos grandes problemas enfrentados pelos pacientes, profissionais e serviços de saúde. Os processos de esterilização sofrem constantes aperfeiçoamentos, a fim de oferecer materiais odonto-médico-hospitalares isentos de micro-organismos patogênicos.  O objetivo deste estudo é conhecer o efeito da intervenção educativa nos processos de esterilização de materiais em unidades ambulatoriais de saúde do trabalhador, dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quantitativa, desenvolvido em 15 unidades de atendimento ambulatorial de saúde do trabalhador nos meses de junho à setembro de 2013. Participaram profissionais de enfermagem que respondem pelos processos de esterilização de materiais nas unidades de saúde do trabalhador de uma empresa do ramo alimentício com sede em Santa Catarina. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o parecer nº 397.394/2013. Segundo os participantes, todas as unidades utilizam materiais odonto-médico-hospitalares reprocessáveis, sendo a autoclave o método de esterilização praticado. A maioria das unidades não possui local específico para tal processo, utilizando muitas vezes, salas de procedimentos e consultório odontológico para o reprocessamento de materiais, favorecendo o cruzamento de material sujo e limpo, e consequentemente possibilitando a contaminação de materiais já processados. Não há registro das esterilizações realizadas. Sugere-se o desenvolvimento de diretriz acerca do reprocessamento de material, o qual possa guiar os profissionais de enfermagem, servindo de material para consulta em caso de dúvidas acerca dos tipos de limpeza, preparo e empacotamento, esterilização, guarda e distribuição dos artigos, testes e registros pertinentes ao reprocessamento de materiais, bem como nortear o treinamento de novos colaboradores, o que, além de uniformizar o processo de esterilização, confere maior segurança ao trabalhador e a empresa, desafogando o SUS - Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Esterilização; Enfermagem do trabalho; Saúde do Trabalhador; Gestão de Qualidade.

Referências


AGUIAR, Beatriz Gerbassi Costa; SOARES, Enedina; SILVA, Adriana Costa. Evolução das centrais de material e esterilização: história, atualidades e perspectivas para a enfermagem. Revista electrónica cuatrimestral de Enfermería. Fev. 2009. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/pdf/eg/n15/pt_reflexion2.pdf>. Acesso em: 08 out. 2013.

 

ASCARI, Rosana Amora et al. Fluxo de materiais odonto-médico-hospitalares durante o seu reprocessamento em unidades básicas de saúde. Rev Udesc em Ação, v. 6, n. 1. p. 1-16. 2012.

 

ASCARI, Rosana Amora et al. O processo de esterilização de materiais em Serviços de Saúde: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR, v. 4, p. 33-38, 2013.

 

BRASIL. ANVISA. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. NR 32 – Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde. Brasília: 2011

BRUNA, Camila Quartim de Moraes; GRAZIANO, Kazuko Uchikawa. Temperatura e umidade no armazenamento de materiais autoclavados: uma revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP, v. 46, n.5. São Paulo: 2012. p. 1215-20.

 

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER L. C. M. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol.14, n. 1. p. 41- 65, 2004.

 

ESPINDOLA, Maria Cristina Guimaraes; FONTANA, Rosane Terezinha. Riscos ocupacionais e mecanismos de autocuidado do trabalhador de um centro de materaial e esterilização. Rev Gaúcha de Enfermagem, vol.33, n.1. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472012000100016>. Acesso em: 20 out. 2013.

MALDANER, Cintia; et al. Invólucros para Esterilização de Materiais odonto-médico-hospitalares. Rev Saúde Pub Santa Catarina, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 61-70, jul./set. 2013.

MOZACHI,  Nelson; SOUZA, Virginia Helena Soares. O Hospital: Manual do Ambiente Hospitalar.  3°ed. Curitiba: Ed. Curitiba, 2009. 816 p.

 

POSSARI, João Francisco. Centro de Material e Esterilização: Planejamento, Organização e Gestão. 4°ed. São Paulo: Iátria, 2010. 230 p.

 

POTTER, Patricia Ann; PERRY, Anne Griffin.Fundamentos de Enfermagem. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. 1509 p.

 

SOBECC - Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. Manual de Práticas recomendadas da SOBECC. 5ª ed. São Paulo; 2009.