Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Cinoélia Leal de Souza, Cristina Setenta Andrade

Resumo


Introdução: A educação é uma ferramenta imprescindível para a sensibilização das pessoas frente à necessidade de construir uma sociedade crítica e ativa diante das constantes ações agressivas ao meio ambiente e os impactos que isso gera na saúde da população. Dessa forma, a universidade desponta como território pulsante de movimentos de mudança, importante para aplicação desses preceitos, pelo acumulo de saberes e produções. Contudo o educar para o meio ambiente no contexto acadêmico ainda é pouco investigado no Brasil, estando os estudos concentrados no ensino básico. OBJETIVO: Identificar a presença/ausência de articulação entre o conhecimento da saúde e a educação para o meio ambiente na formação em saúde. Método: Estudo qualitativo exploratório descritivo, decorrente da dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BAHIA), intitulada: A Educação Ambiental no ensino superior em saúde. Os dados foram coletados em ementas e programas de disciplinas dos cursos de graduação em saúde das Universidades Estaduais localizadas no estado da Bahia, e para a análise dos programas e ementas das disciplinas, utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Resultados: Foi realizado o levantamento dos cursos de graduação em saúde das universidades participantes do estudo e chegou-se ao número de 17 cursos de graduação em saúde, dentre eles os cursos de: Enfermagem (UESC, UNEB, UESB e UEFS); Medicina (UESC, UESB e UEFS); Farmácia (UNEB, UESB e UEFS); Psicologia (UNEB); Nutrição (UNEB); Biomedicina (UESC); Fisioterapia (UESB e UNEB) e Odontologia (UEFS e UESB). Percebe-se que apesar de abordar em diferentes contextos a importância de formar um profissional de saúde sensível às necessidades ambientais, que é uma questão chave tanto no campo de conhecimento da saúde quanto do meio ambiente os programas e ementas curriculares pouco abordam a praticidade dessa relação. Conclusão: A incorporação das questões do meio ambiente na formação em saúde, e a integração dos objetivos da saúde ambiental são emergentes, principalmente quando se pensa na formação em saúde, e o profissional de saúde deve como qualquer cidadão está munido de conhecimento que direcione suas ações com vistas à efetivação de suas práticas diante das necessidades impostas pela sociedade.

Palavras-chave


Formação em saúde; Determinantes da Saúde; Saúde Ambiental; Meio Ambiente e Saúde.

Referências


ALCIOLLI, S. A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública. Rev Bras Enferm, Brasília 2008 jan-fev, v.61, n.1, p.117-21.

AKERMAN, M.; RIGHI, L. B.; PASCHE, A. F.; TRUFELLI, D.; LOPES, P. R. Saúde e desenvolvimento: Quê conexões? In: CAMPOS, Gastão Wagner de Souza (org.). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: HUCITEC, 2007, p. 81-109.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 226 p.

BERBEL, N.N. Problematization and problem-based learning: different words or different ways? Interface- Comunic Saude Educ. 1998, v.2, n.2, p.139-54.

BESERRA, Eveline Pinheiro. et al. Educação ambiental e enfermagem: uma integração necessária. Rev Bras Enferm, Brasília, v.63, n.5, set-out, p. 848-52, 2010.

BRAID, Liana Maria Carvalho; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa e ARANHA, Ágatha Cristina. Estado da arte das pesquisas sobre currículo em cursos de formação de profissionais da área da saúde: um levantamento a partir de artigos publicados entre 2005 e 2011. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.42, p. 679-692.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assntos Jurídicos. LEI No 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 de abril de 1999.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Saúde. Brasília DF: MEC, 2001. p.243-284.

______. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental: Pronea. 3ed. Brasília: MMA, 2005b, 105p.

______. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2005c.

______. Ministério da Saúde. Saúde e Desenvolvimento Sustentável: Saúde Na Rio + 20. Brasília 12 de dezembro de 2011. Disponível em: < http://www.sauderio20.fiocruz.br/attachments/article/65/SaudeRio20documorientadorMS.pdf >. Acesso 25 de junho de 2013.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. DOU de 23.12.1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 31 de maio de 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Ciência e Tecnologia em Saúde. 1ed. Brasília: CONASS, 2007. 158p.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia.  Política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde. 2. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.  44 p.