Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL: ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
Francilene de Sousa Vieira, Gleciane Costa de Sousa, Antonia Camilla Frazão Araújo, Jefferson Aurélio Paiva de Jesus, Ederson dos Santos Costa, Maria de Jesus Lopes Mousinho Neiva

Resumo


Introdução: O aleitamento materno exclusivo (AME) é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a oferta ape­nas de leite e é preconizado até o sexto mês de vida das crianças, quando estas recebem outros tipos de alimentos diferentes do leite materno antes de completar 180 dias de vida, pode-se atribuir que houve início do processo de desmame precocemente. A manutenção do aleitamen­to materno tem sido reconhecido como um dos componentes fundamentais dos programas de promoção à saúde da criança. Entretanto, a efetividade destes programas depende do conhecimento e controle dos fato­res de risco mais frequentes para o desmame em cada grupo populacional ou região, assim são necessárias atividades que contemplem e possam suprir as necessidades de informação dos grupos de risco. O objetivo do trabalho foi atuar junto a gestantes para trabalhar a promoção do aleitamento materno através do desenvolvimento de atividades de educação em saúde promovendo a saúde da mulher e criança. Relato de Experiência: Foram realizadas palestras em UBS da zona urbana de Caxias-MA com os seguintes temas: aleitamento materno e desmame precoce. As palestras foram feitas na sala de espera da consulta pré-natal, utilizando da apresentação de slides, vídeos, e rodas de conversas. No primeiro momento fazia-se a palestra, seguido pela apresentação do vídeo e roda de conversa, esta por sua vez com a finalidade de sanar dúvidas resultantes das informações apresentadas e por fim entregava-se os panfletos referentes a todas a informações expostas na atividade. Resultados: A realização das atividades de educação em saúde nas UBS para as gestantes repercutiu de forma satisfatória sobre as mesmas, pois estas puderam sanar dúvidas em relação aos temas abordados suprindo carências informativas favorecendo seu poder de escolha quanto ao ato de amamentar. Verificou-se, no entanto que as participantes encontram resistência pelos familiares quanto à escolha pelo aleitamento materno exclusivo, pois estes se encontram presos a crenças que colocam o ato de amamentar em segundo plano e priorizam a introdução de alimentos antes dos 6 meses de idade.Conclusão: A realização de atividades de educação em saúde é uma ação fundamental para se promover o aleitamento materno, reduzindo os índices de desmame precoce favorecendo a disseminação de informações na sociedade, pois esta se faz necessária para promover discussões e fundamentar a escolha das futuras mães.

Palavras-chave


educação em saúde; aleitamento materno; desmame precoce

Referências


LEONE, C.L.; SADECK, L.S.R. Programa Rede de Proteção à Mãe Paulistana. Fatores de risco associados ao desmame em crianças até seis meses de idade no município de São Paulo. Rev Paul Pediatr 2012; 30(1): 21-6.

 

SALUSTIANO, L.P.Q.; DINIZ, A.L.D. ABDALLAH, V.O.S. et al. Fatores associados à duração do aleitamento materno em crianças menores de seis meses. Rev Bras Ginecol Obstet. 2012; 34(1): 28-33.