Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS: EM CENA O CONSULTÓRIO NA RUA EM RECIFE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Amanda Araújo das Mercês, Silvia Patrycia Araújo do Nascimento, Liliane Kelly Teodosio Santos da Silva, Aline Marinho Gomes, Ana Caroline Alves da Silva, Amanda Carla Borba de Souza Cavalcanti, Augusto Fernando Santos de Lima, Nayane Karolline Feitosa de Lira, Andrea Freitas de Lima, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Resumo


Caracterização do problema Redução de Danos se refere a políticas, programas e práticas que visam primeiramente reduzir as consequências adversas para a saúde, sociais e econômicas do uso de drogas lícitas e ilícitas. Redução de Danos beneficia pessoas que usam drogas, suas famílias e a comunidade. As intervenções de redução de danos para drogas são baseadas num forte compromisso com a saúde pública e os direitos humanos. O Consultório na Rua é mais um dispositivo integrante da rede municipal de atenção integral em álcool e outras drogas, com a realização de ações de promoção, prevenção e cuidados primários no espaço de rua a usuários com problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Na cidade de Recife através de pesquisa coordenada pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania(IASC) em 2005, foi registrado o quantitativo de 1390 pessoas em situação de rua. Descrição da experiência O presente relato trata-se de uma vivência extra curricular de uma graduanda de Enfermagem da UFPE com uma equipe do Consultório na Rua. A vivência ocorreu no turno da noite nos Bairros de Afogados e Totó na região metropolitana de Recife. A ação contou com a participação de 4 agentes redutores de danos e uma assistente social. No primeiro bairro citado a equipe teve seu foco de ação no mercado público, no qual havia muitos usuários de crack e profissionais do sexo fazendo uso da mesma droga. No segundo bairro a equipe agiu em uma praça pública, onde havia diversos grupos de jovens, inclusive menores de 18 anos, fazendo uso de maconha e outros de crack. Efeitos alcançados Através do acolhimento aos usuários e das informações fornecidas foi possível identificar as possíveis consequências e causas de agravos á saúde que podem ser evitados, levando em conta sempre as diversas formas de vulnerabilidade e riscos no contexto de cada usuário. Recomendações Profissionais de saúde e áreas afins que participam ainda durante a formação em projetos de redução de danos, ampliam o conhecimento dos problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas e reconhecem a importância de intervenções junto a este público. Agregando uma apreensão crítica ao conhecimento teórico e a vivência prática, rompendo preconceitos e desenvolvendo habilidades e competências. As intervenções são facilitadoras e não coercitivas, e são fundamentadas nas necessidades dos usuários.

Palavras-chave


Saúde Pública; Políticas de Saúde

Referências


http://www.recife.pe.gov.br/pr/secsocial/populacaorua.php Acessado em: 20 de novembro.

 

http://www.recife.pe.gov.br/2010/12/09/prefeitura_do_recife_lanca_programa_consultorio_de_rua_174640.php Acessado em: 20 de novembro.