Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Marta Beatriz Alves da Silva

Resumo


O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, amparado por um conceito ampliado de saúde. O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Atualmente, no Brasil, o desenvolvimento da atenção primária ou atenção básica tem recebido um intenso destaque impulsionado pelo processo de descentralização acerca da organização e oferta dos serviços de saúde. A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua reorganização de acordo com os preceitos do SUS. O Objeto da pesquisa foram os instrumentos de acolhimento implementados pela SMSDC-RJ na ESF. Diante do que foi apresentado, o objetivo geral da pesquisa foi analisar os instrumentos de acolhimento da SMSDC-RJ tendo como base a PNH e PNAB. Sendo assim, os objetivos específicos da pesquisa, foram: Contextualizar a temática do acolhimento nas políticas públicas de saúde no Brasil, em especial na PNH e PNAB; Levantar os instrumentos de acolhimento utilizados pela SMSDC na ESF; Relacionar a discussão sobre acolhimento nas políticas públicas de saúde com os instrumentos utilizados pela SMSDC na efetivação da ESF. Esta é uma pesquisa documental, onde foram analisados instrumentos utilizados pela SMSDC-RJ, à luz de uma pesquisa bibliográfica sobre acolhimento nas Políticas Públicas de Saúde no Brasil, PNH e PNAB. Através da análise dos instrumentos pode-se compreender que estes têm como direcionamento contemplar os conceitos estruturantes do PNH, contudo a trajetória de aperfeiçoamento dos atores envolvidos ainda é longa.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Estratégia de Saúde da Família e Acolhimento

Referências


ACURCIO, F. A. & GUIMARÃES, M. D. C., Acessibilidade de indivíduos infectados pelo HIV aos serviços de saúde: Uma revisão de literatura. Cadernos de Saúde Pública, 12:233-242. 1996.

 

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Família: Uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília: Ministério da Saúde, 1997. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de gestão participativa. Saúde da Família: panorama, avaliação e desafios. O SUS e a Saúde da Família. Ministério da Saúde. Secretaria de gestão participativa. Brasília/MS. 2005.

 

BRASIL. Ministério da Saúde.  Acolhimento nas práticas de produção de saúde - Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006a.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006b.

 

BRASIL. Ministério da Saúde.  Acolhimento nas práticas de produção de saúde - Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006c.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Temático Saúde da Família. Ministério da Saúde. Brasília: OPAS, 2008

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual do Instrumento de Avaliação da Atenção Primária à Saúde. Primary Care Assessment Tool PCAtoll-Brasil. Brasília:2010.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

FRANCO, Túlio Batista; BUENO, Wanderlei Silva; MERHY, Emerson Elias. O acolhimento e os processos de trabalho em saúde: o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 15,  n. 2, Abril,  1999.

 

GIOVANELLA, Ligia. Atenção primária à saúde. Ligia Giovanella e Maria Helena Mendonça in Políticas e Sistema de Saúde no Brasil cap.4 (org) Ligia Giovanella et al.. Editora Fiocruz/ CEBES , 2008.

 

HEIMANN, Luiza S. ; MENDONCA, Maria H. . A trajetória da atençäo básica em saúde e do Programa de Saúde da Família no SUS: uma busca de identidade. In: Lima, Nísia Trindade; Gerschman, Silvia; Edler, Flavio Coelho; Manuel Suárez, Julio. (Org.). Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. 1ª ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005, p. 481-502.

 

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 5. ed. – São Paulo : Atlas, 2002.

 

MERHY, E.E.; CAMPOS, G.W.S. & CECÍLIO, L.C.O.(org.), Inventando a Mudança na Saúde. São Paulo: Editora Hucitec. 1994.

 

PAIM, Jairnilson. O Sistema de Saúde Brasileiro: história, avanços e desafios. THE LANCET. London, p.11-31, maio.2011.

 

PASCHE, Dario Frederico. Política Nacional de Humanização como aposta na produção coletiva de mudanças nos modos de gerir e cuidar.Interface – Comunicação, saúde, educação. V.13.supl.1.,p.701-,2009.

 

RAMOS, Donatela Dourado; LIMA, Maria Alice Dias da Silva. Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 19,  n. 1, Feb.  2003.

 

SANTOS FILHO, Serafim Barbosa. Avaliação e humanização em saúde: aproximações metodológicas / Serafim Barbosa Santos Filho. – 2. Ed.,rev. – Ijuí: Ed. Inijuí, 2010.

 

SCHIMITH, Maria Denise; LIMA, Maria Alice Dias da Silva. Acolhimento e vínculo em uma equipe do Programa Saúde da Família. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 20,  n. 6, Dec.  2004.

 

Schraiber LB, Machado MH. Trabalhadores da saúde: uma nova agenda de estudos sobre recursos humanos em saúde no Brasil. In: Fleury S. Saúde e democracia: a luta do CEBES. São Paulo: Lemos Editorial, 1997, p281-297.

 

SMSDC/RJ – SUBPAV. Guia de Referência Rápida- Carteira de Serviços- Relação de Serviços prestados na Atenção Primária à Saúde. Rio deJaneiro. Ago. 2010.

 

TRAD, Leny Alves Bonfim; BASTOS, Ana Cecília de Sousa. O impacto sócio-cultural do programa saúde da família (PSF): Uma proposta de avaliação. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 14 (2): 429-435, abr-jun, 1998.

 

NÚÑEZ RT, LORENZO IV, NAVERRETE ML. La coordinación entre niveles asistenciales: una sistematización de sus instrumentos y medidas. Gac Sanit  2006; 20:485-95.