Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATITUDES E REPRESENTAÇÃO ICÔNICA E VERBAL DO COMPORTAMENTO SUICIDA ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Leandro Martins Costa de Araujo, Aline Conceição Silva, Isabela Rodrigues Mesquita, Elbert Eddy Costa, Nadja Cristiane Lappan Botti

Resumo


Os profissionais de saúde durante a formação são preparados para cuidar e salvar vidas. As palavras morte e suicídio raramente são mencionadas e dificilmente o assunto é aprofundado. Silva (2006) evidencia que os profissionais de saúde ainda não estão preparados para aceitar o paciente suicida como pessoa que necessita de ajuda, e que muitas vezes, a Enfermagem possui posturas preconceituosas e discriminatórias em relação a este paciente. Este trabalho tem com objetivo identificar a representação icônica e verbal do suicídio entre estudantes de enfermagem e avaliar suas atitudes diante do comportamento suicida. Realizado estudo quali-quantitativo, transversal, com 58 estudantes da UFSJ que participaram do Ciclo de Estudos Fundamentais: Comportamento Suicida.  Para coleta de dados utilizou-se o Questionário de Atitudes Frente ao Comportamento Suicida (QUACS) (Botega et al 2005) e questionário com questões elaboradas pelos autores. O QUACS foi aplicado logo antes do início e ao final da capacitação. Para a análise estatística foi utilizado o teste de Wilcoxon. As respostas do questionário referente à representação verbal do suicídio e da tentativa de suicídio foram analisadas sob o referencial metodológico do Discurso do Sujeito Coletivo e a imagética a partir da análise de conteúdo com parâmetro temático segundo Bardin. No QUACS encontrou-se diferenças estatisticamente significativas em 3 fatores: atitudes em relação ao doente deprimido, sentimentos negativos diante do paciente e percepção da capacidade profissional. A representação verbal sobre tentativa de suicídio foi de experiência voluntária de findar a própria vida, tentativa de resolver problemas psicossociais e experiência egocêntrica de aliviar a desesperança e do suicídio de desistência da vida e solução patológica dos problemas. O registro icônico da tentativa de suicídio e do suicídio revelou intensa variedade dada a pluralidade de imagens relatadas. Conclui-se que as representações sociais da tentativa de suicídio e do suicídio entre os estudantes de Enfermagem abrangem aspectos multidimensionais e que a capacitação sobre comportamento suicida mostrou-se eficaz em promover mudanças desejadas em relação as atitudes dos estudantes frente ao comportamento suicida.


Palavras-chave


enfermagem; suicídio; analise de dados

Referências


BOTEGA NJ et al. Atitudes do pessoal de enfermagem em relação ao suicídio: a criação de uma escala de avaliação. Rev Bras Psiquiatr., 27(4):315-18, 2005.

BOTEGA NJ, MAURO MLF, CAIS CFS. Estudo multicêntrico de intervenção no comportamento suicida – SUPRE-MISS – Organização Mundial de Saúde. In: WERLANG & BOTEGA (org.). Comportamento suicida. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004, p. 123-140.

BRÊTAS JRS, OLIVEIRA JR, YAMAGUTI L. Reflexões de estudantes de enfermagem sobre morte e o morrer. Rev Esc Enferm USP, 40(4):477-83, 2006.

KOHLRAUSCH E et al. Atendimento ao comportamento suicida: concepções de enfermeiras de Unidade de Saúde. Cienc Cuid Saude; 7(4):468-475, 2008.

KOVÁCS MJ. Educação à morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo: FAPESP, 2003.

LEFÈVRE F, LEFÉVRE AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

SILVA ME. Atenção ao paciente suicida pelos enfermeiros do serviço de emergência de um hospital geral do município de Porto Alegre. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Universitário FEEVALE. Curso de Enfermagem. Nova Hamburgo, 2006.

SILVA VP, BOEMER MR. O suicídio em seu mostrar-se a profissionais de saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem, 6(2):143-152, 2004.

WERLANG BSG, BOTEGA NJ. Comportamento suicida. Porto Alegre: Artmed, 2004.