Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O Serviço Social na Oncologia: um olhar a partir do método em Marx
Ana Paula da Costa Diniz

Resumo


O presente trabalho se propõe a tecer considerações sobre a inserção do assistente social na oncologia mediante uma perspectiva histórico-dialética com vistas ao distanciamento do fenômeno em sua aparência buscando a sua essência.

As considerações presentes neste trabalho são reflexões elaboradas através das experiências enquanto residente em Serviço Social na área de atenção oncológica no Hospital Universitário Antônio Pedro.

O câncer segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) espera-se no ano de 2030 um número de 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 15 milhões de pessoas vivas, anualmente com câncer (INCA)

Os reflexos do processo de adoecimento por câncer são atenuados quando levamos em consideração as condições de vida destes usuários, especialmente quando há incapacidade para o exercício da atividade laborativa. Sendo de extrema relevância o estudo dos determinantes sociais no processo saúde-doença.

Dentro deste contexto, a atuação do profissional do Serviço Social deve ser para além da viabilização do acesso aos direitos específicos da pessoa com câncer, Para além da necessidade imediata, deve analisar as diversas demandas a essência do fenômeno social visando uma prática eficiente e inovadora a partir de dados concretos sobre a realidade dos usuários do serviço de oncologia.

Parte-se da busca do desvelamento do real a partir de mediações que visam a superação do aparente onde o fenômeno social carregado de historicidade trará respostas para melhor compreensão do objeto de intervenção profissional.


 

 


Palavras-chave


Serviço social, oncologia, saúde.

Referências


BATTINI, Odária. Atitude investigativa e formação profissional: a falsa dicotomia. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, ano 15, n. 45, p. 142-146, ago. 1994.

 

IAMAMOTO, M. V. O. Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e    formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

 

 

IAMAMOTO, Marilda Villela e CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológico. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

 

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

 

NETTO, José Paulo. Introdução ao método na teoria social. In: SERVIÇO SOCIAL: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

 

VASCONCELOS, Ana Maria. Serviço Social e práticas democráticas na saúde. In: MOTA, Ana Elizabeth. et alli (Orgs) Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São Paulo: Cortez; Brasília: OPAS, OMS, Ministério da Saúde; Recife: ABEPSS, 2006. http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-5.pdf

 

WÜNSCH FILHO et. al. Perspectivas da investigação sobre determinantes sociais em câncer. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v.18, n.3, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/physis/v18n3/v18n3a04.pdf.