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LIGA ACADÊMICA DE TRAUMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Resumo
As Ligas Acadêmicas são espaços que oportunizam a realização de atividades científicas, culturais e sociais para a comunidade externa e interna à instituição. Buscam colocar em prática o idealizado sobretemas relacionados à saúde. As atividades das ligas são realizadas pelos próprios acadêmicos integrantes e supervisionadas por um ou mais docentes pertencentes ao quadro institucional1. No estudo do atendimento ao Trauma e Emergência deve-se sempre buscar literaturas atualizadas buscando a avaliação crítica para maior qualidade de conteúdo2. Com o advento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outras iniciativas governamentais 3, o enfermeiro tem se tornado cada vez mais ativo e importante na equipe multiprofissional de saúde.Justificando a importância de espaços que aprimorem seu conhecimento técnico-científico em relação ao Trauma e Emergência. Na busca pela excelência profissional em um momento no qual o usuário do sistema de saúde encontra-se em situação crítica de saúde. Descrição da experiência: Relato do desenvolvimento acadêmico-científico de acadêmicas de enfermagem integrantes de uma Liga de trauma em um uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. A Liga Acadêmica que segue este relato era dividida em três áreas: Prevenção, Intra-hospitalar e Pré-Hospitalar. Os trabalhos eram realizados junto a profissionais de saúde especializados em trauma e emergência, com o intuito de enfatizar a importância do atendimento multiprofissional no Trauma. Efeitos alcançados: A experiência da Liga acadêmica de Trauma foi relevante para as autoras na prática profissional, pois alicerçaram a inserção nos serviços de saúde, ajudaram a identificar a vocação pela área e direcionar a assistência terapêutica específica junto à equipe multiprofissional. Ambas as acadêmicas, hoje enfermeiras graduadas, trabalham na área de urgência e emergência e devido à participação na liga de trauma conseguem desempenhar suas funções com competência e ofertar assistência integral ao usuário em um momento onde este se encontra fragilizado. Recomendações: Porém uma carência encontrada após a inserção no mercado de trabalho foi a maior realização de atividades técnicas direcionadas à sua área de atuação em espaços onde as acadêmicas pudessem desenvolver maior treinamento em procedimentos de enfermagem na urgência e anamnese direcionada na Classificação de Risco realizada por enfermeiros em unidades de urgência.
Palavras-chave
Enfermagem em emergência; enfermagem; Educação profissionalizante.