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ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE POTIGUAR DE NATAL-RN: FOMENTANDO O QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
Esse trabalho é parte integrante do projeto de intervenção oriundo do curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde do EAD/ENSP/FIOCRUZ. O Quadrilátero da Formação em Saúde propõe construir e organizar uma educação responsável por processos interativos e de ação na realidade para operar mudanças, mobilizar caminhos, convocar protagonismos e detectar a paisagem interativa e móvel de indivíduos, coletivos e instituições, como cenário de conhecimentos e invenções (CECCIM & FEUERWERKER, 2004). A formação acadêmica do curso de psicologia da Universidade Potiguar em Natal-RN tem propiciado aos estudantes de graduação o amplo debate no campo da saúde coletiva e saúde mental enfatizando a Rede de Atenção Psicossocial no SUS como novo espaço de saberes e práticas a partir da experimentação do cotidiano do trabalho. Seguindo a proposta do quadrilátero da formação, propomos com esse trabalho envolver na disciplina de estágio profissionalizante atividades no campo da saúde mental coletiva, com os alunos do 9º e 10º período, desenvolvendo ações voltadas para o Ensino (Teoria da Reforma Psiquiátrica), Gestão (Implantação do Programa de Volta pra Casa), Assistência (CAPS II e III, SRT e Projeto Desinstitucionalização do Hospital Psiquiátrico João Machado) e Participação Social (Protagonismo dos usuários através da ABRASME e Movimento Antimanicomial). Podemos observar que a inserção dos alunos/estagiários na rede de atenção psicossocial, tem proporcionado, além da abertura de um espaço de educação permanente com os trabalhadores do SUS, a qualificação dos novos profissionais de psicologia a atuarem no campo da saúde coletiva visando à solidificação do SUS e o engajamento e sustentação de um compromisso ético-político com o processo de reforma psiquiátrica brasileira.
Palavras-chave
Formação em Saúde; Educação; Saúde Mental
Referências
CECCIM, R. B. & FEUERWERKER, L.C.M.. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004