Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL DURANTE O TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA NEOADJUVANTE DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
Amanda Frazão, Márcia Marília Vargas Fróes Skaba

Resumo


Introdução: o câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia maligna mais frequente em mulheres no mundo e o que causa mais óbitos em mulheres brasileiras. Essa constatação pode ser atribuída ao elevado número de diagnósticos em estadiamento avançado. Nesses casos, uma das propostas de tratamento é a quimioterapia neoadjuvante que causa muitos efeitos colaterais com repercussões na vida social das mulheres que se submetem a essa modalidade de tratamento. Objetivo: identificar as expressões da questão social, referidas por pacientes mulheres com diagnóstico de neoplasia maligna de mama, durante o tratamento de quimioterapia neoadjuvante no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da silva (INCA). Método: trata-se de um estudo de natureza qualitativa, pautado no método de análise e interpretação da “hermenêutica-dialética”. Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com usuárias com câncer de mama, matriculadas no INCA em 2012, que realizaram quimioterapia neoadjuvante. Resultados: a centralidade da mulher nos arranjos familiares e o fenômeno da feminização da pobreza agravados pelos efeitos colaterais do tratamento quimioterápico neoadjuvante foram aspectos que se destacaram na investigação. Conclusão: Sublinha-se a necessidade dos profissionais de saúde que atuam junto a essas mulheres, em especial os profissionais de serviço social, compreenderem e incorporarem em suas práticas a concepção de que elas são também trabalhadoras, provedoras e cuidadoras. Percebeu-se que os reflexos dos fenômenos que atingem as mulheres no mundo atual são ainda mais contundentes quando elas passam por um tratamento quimioterápico de câncer de mama. Sugere-se a necessidade de políticas públicas que apóiem essas mulheres possibilitando-lhes o acesso à atenção integral à saúde, entendendo que a garantia de suporte social e financeiro são fatores fundamentais para o objetivo maior de promoção da saúde.

Palavras-chave


Neoplasias da Mama; Saúde da Mulher; Serviço Social; Questão Social

Referências


Carvalho l. Famílias chefiadas por mulheres: relevância para uma política social dirigida. revista serviço social e sociedade 1998; 19(57):74-98.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2011. 2.

Minayo MCS. o desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. são Paulo: Hucitec; 2006

World Health Organization; International Agency for Research on Cancer. Globocan 2008. Estimated cancer incidence, mortality, prevalence and disability-adjusted life. Lyon, 2008.