Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A INTERAÇÃO ENSINO E ASSISTÊNCIA EM PSICOEDUCAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cláudia de Paula Juliano Souza, Fátima Maria Lindoso da Silva Lima

Resumo


Introdução: Na tentativa de proporcionar aos residentes em psiquiatria do terceiro ano uma visão crítica e dialogada entre os campos do saber da psicologia, da psiquiatria e o saber popular no contexto da saúde mental, com ênfase nas práticas dirigidas para o autocuidado, foi ofertada no Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) a disciplina de Psicoeducação em Saúde Mental. A psicoeducação é um conjunto de informações elaborado de forma estruturada e didática sobre um tipo de adoecimento e o tratamento, além de também incluir a dimensão psicológica no sentido de capacitar os pacientes e cuidadores na compreensão e sentido à experiência vivida no processo do adoecer, valorizando o autocuidado. Tal disciplina teve como finalidade explorar as novas perspectivas da educação em saúde no autocuidado, com ênfase na abordagem da interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade é uma prática importante na área da saúde, pois promove interação de diferentes saberes, levando a um aprimoramento nas relações interpessoais.Caracterização do problema: A falta de aderência ao tratamento é um problema comum  nos serviços de saúde mental. A demanda de informações sobre o adoecimento e o seu tratamento nem sempre é respondida satisfatoriamente na relação médico-paciente durante o atendimento ambulatorial. OBJETIVO: Relatar e refletir sobre a experiência da interação ensino e assistência no desenvolvimento da disciplina de Psicoeducação em Saúde Mental. Metodologia: A disciplina de psicoterapia foi ofertada, no ano de 2013, aos residentes em psiquiatria com treinamento na abordagem psicoeducativa em saúde mental, contendo a carga horária de trinta horas. Os conteúdos programáticos abordados foram: psicoeducação; propostas psicoeducativas em saúde mental; tratamento não farmacológico em saúde mental e nos Transtornos do Humor; interdisciplinaridade; os contextos socioculturais e o processo saúde-doença-cuidado; a experiência do sofrimento psíquico de acordo com a pessoa; o seu tratamento e a sua rede social; como organizar e aplicar a psicoeducação; construir uma proposta psicoeducativa. Efeitos alcançados: Modificação da estrutura assistencial centrada na doença para uma forma de trabalho centrada no paciente de acordo com o processo saúde-doença-cuidado; diálogo entre o saber científico e o saber popular; ensino e assistência, tendo a integralidade como eixo norteador. Recomendações: A formação é um dos eixos fundamentais para a transformação na perspectiva da integralidade. A psicoeducação vem ampliando seu campo de ação em Saúde Mental, com diferentes atores sociais, promovendo uma interlocução entre diferentes saberes e fazeres.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Psicoeducação; Ensino; Residência

Referências


ALMEIDA,W.C. Psicoterapia aberta: o método do psicodrama, a fenomenologia e a psicanálise. São Paulo : Àgora,2006. ANGERAMI, V. A. (org.). Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira, 2002.BERK, L. Guia para cuidadores de pessoas com transtorno bipolar. São Paulo: Segmento Farma,2011.BONET, O. Saber e sentir: uma etnografia da aprendizagem da Biomedicina. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2004.COLOM, F.; VIETA, E. Melhorando o desfecho do transtorno bipolar usando estratégia não farmacológicas: o papel da psicoeducação. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2004;26(Supl III):47-50.FAVARÃO, N.R.L.; ARAÚJO, C.S.A. A importância da interdisciplinaridade no ensino superior. EDUCERE. Umuarama,vol.4, n.2, p.103-115, jul./dez.,2004.FREIRE. P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14 ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.PELLEGRINELLI, K. de B. Impacto da psicoeducação na recuperação sintomática e funcional dos pacientes bipolares. [Tese de Dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2010.