Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O USO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO ÀS CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 1 NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA
Mônica de Fátima Ferreira Rocha, Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Maria Veraci Oliveira Queiroz, Cleide Ferreira Damasceno, Matilde Maria Farias Campos, Maria Deusalene Brandão

Resumo


Objetivou-se descrever a eficácia do uso do lúdico na educação em saúde junto às crianças com diabetes tipo1. Trata-se de um estudo interventivo, na abordagem qualitativa. A coleta das informações foi realizada em um Centro de Referência de atenção secundária do SUS, especializado no tratamento de diabetes mellitus e hipertensão, localizado na cidade de Fortaleza-CE, no período de agosto a novembro de 2013. Participaram 20 crianças em idade escolar (7 a 11 anos) com diabetes mellitus tipo 1 e seus respectivos responsáveis legais, com diagnóstico confirmado há no mínimo 1 mês. Utilizou-se uma boneca confeccionada em EVA para orientações relacionadas à insulinoterapia, com gravação dos relatos das crianças após a utilização desta tecnologia educativa. As informações foram submetidas à análise temática, sendo elencada uma categoria temática: O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem da insulinoterapia com crianças diabéticas. As crianças demostraram interesse nas ações para o autocuidado relacionado à insulinoterapia, questionaram sobre o rodízio e locais de aplicação da insulina e forma de aplicação. Observou-se ainda, algumas risadas quando viram o brinquedo. Conclui-se que a utilização do lúdico nas orientações dos cuidados relacionados à insulinoterapia aliada à necessidade das crianças de brincar forma um elo importante, capaz de amenizar o medo das injeções diárias de insulina e reduzir os danos à saúde.

Palavras-chave


Diabetes Mellitus Tipo1. Lúdico. Criança.

Referências


GROSSI, S.A.A.; PASCALI, P.M. Cuidados de Enfermagem em Diabetes Mellitus.  Departamento de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Diabetes. Itapevi, SP: A.C. Farmacêutica, 2011, 180p.

 

AZEVEDO, D.M.; SANTOS, J.J.S. O Brincar Enquanto Instrumento Terapêutico: opinião dos acompanhantes. Revista Eletrônica de Enfermagem. http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n1/v10n1a12.htm, 2008, 138p.

 

ZANETTI M.L, BIAGG M.V, SANTOS M.A, PÉRES D.S, TEIXEIRA C.R.S. O cuidado à pessoa diabética e as repercussões na família. Rev Bras Enferm, 2008; mar-abr; v.61, n.2, p.186-92.

 

CINTRA, S.M.P.; SILVA, C.V.; RIBEIRO, C.A. O ensino do brinquedo/brinquedo terapêutico nos cursos de Graduação em Enfermagem no Estado de São Paulo. Rev Bras Enferm, 2006; jul-ago; v.59, n.4, p.498.

 

MAIA, E.B.S.; RIBEIRO, C.A.; BORBA, R.I.H.; Compreendendo a sensibilização do enfermeiro para o uso do brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança. Rev Esc Enferm USP, 2011; abril-nov; v.45, n.4, p.840.

 

KICHE, M.T.; ALMEIDA, F.A. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paul Enferm, 2009; v.22, n.2, p.126.