Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DO DIAGNÓSTICO DE HIV/AIDS EM PESSOAS IDOSAS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DE SAÚDE DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA – SAE/DIVINÓPOLIS
Denise Alves Guimarães, Júnia Brunelli Cassétte, Ezequiel Elias Azevedo Alves Felício, Leandro César da Silva, Rhariany Alves de Morais, Lissa Araújo Soares, Thiago Santos Prado

Resumo


Introdução No Brasil nota-se um aumento no número de diagnósticos de aids em pessoas acima de 60 anos. Esse aumento impõe à sociedade, às políticas públicas e aos profissionais de saúde o desafio de pensar o processo de envelhecimento associado ao diagnóstico de HIV, considerando-se também os estereótipos negativos que o idoso enfrenta em relação à sua sexualidade. Objetivos e Método Essa pesquisa buscou entender com maior profundidade os impactos psicossociais do diagnóstico de HIV/Aids em pacientes idosos atendidos pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Divinópolis, a partir da visão dos profissionais de saúde, descrevendo e analisando suas experiências, e considerando-se as peculiaridades, desafios e dificuldades dos mesmos em relação ao atendimento de idosos. São considerados como sujeitos de pesquisa os profissionais de saúde diretamente envolvidos no atendimento de pacientes idosos acompanhados pelo SAE – Divinópolis, que manifestaram espontânea vontade em participar da pesquisa.  Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, que posteriormente foram transcritas e analisadas pelo método análise de conteúdo. Resultados e Conclusões Os relatos dos profissionais apontaram, principalmente, para experiências de luto, negação, isolamento, preconceito, etc., por parte dos idosos frente ao diagnóstico de HIV/Aids. Além disso, os sujeitos afirmaram com unanimidade que os pacientes idosos HIV positivos sofrem discriminação por parte de outras pessoas, inclusive familiares. Dessa forma, conclui-se que, pela percepção dos profissionais de saúde, os preconceitos em relação à sexualidade da pessoa idosa e à aids revelam-se como os maiores problemas enfrentados pelos idosos com diagnóstico de HIV. Quando questionados sobre as primeiras experiências com paciente idosos HIV positivos, a maioria dos trabalhadores revelaram incredulidade e surpresa, o que mostra que compartilhavam, ao menos no inicio de suas carreiras, com preconceitos socialmente construídos de que velhos não fazem sexo. A principal dificuldade no atendimento a idosos apontada pelos sujeitos de pesquisa foi a abordagem de questões relacionadas a sexo e sexualidade. Destaca-se a necessidade de ampliar as discussões sobre os temas entre os profissionais de saúde, tanto como fator fundamental para promover a prevenção, quanto para promover o diagnóstico precoce, o que poderá contribuir para melhor tratamento dessa população em serviços de saúde.

Palavras-chave


HIV/Aids; envelhecimento; sexualidade; processo de trabalho em saúde

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1- Ministério da saúde. Boletim epidemiológico: aids e DST ano IV. Brasília, DF; 2007.

2- Banco de dados do Sistema Único de Saúde. Brasil: Ministério da Saúde. Acesso em 04/112010.

3- Lazzarotto AR., Kramer AS., Hädrich M., Tonin M., Caputo P., Sprinz E. O conhecimento de HIV/aids na terceira idade: estudo epidemiológico no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde coletiva. 2008 Dez. Acesso em 04/11/2010; 13(6): 1833-1840.

4- Kalache A., Veras P., Ramos LR. O envelhecimento da população mundial: um desafio novo. Rev. Saúde Pública. 1987 Jun. Acesso 04/11/2010; 21(3): 200-210.

5- Minayo MCS, Coimbra Junior CEA. Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2002.

6- Catusso, MC. Rompendo o silêncio: desvelando a sexualidade em idosos. Revista Virtual Textos & Contextos. 2005 Dez; 4(1).

7- Risman, A. Sexualidade e terceira idade: uma visão histórico-cultural. Textos Envelhecimento. 2005. Acesso em 27/09/2010; 8(1): 89-115.

8- Bock, AMB, Furtado, O, Teixeira, MLT. Psicologias. São Paulo: Saraiva; 2008.

9- Ministério da Saúde. O Caderno de Atenção Básica - Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, DF: Departamento de Atenção Básica; 2002.

10- Halter JB, Ouslander JG, Tinetti M, Studenski S, High K, Asthana S, et al. Hazzard´s geriatric medicine and gerontology. 6.ed. New York: McGraw Hill Medical, 2009.

11 – Goffman E. Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC Editora; 1988.

12- Guimarães, R, Ferraz, AF. A interface aids, estigma e identidade — algumas considerações. Revista Mineira de Enfermagem; 2002 Dez; 6(2):77-85.

13- Freitas, MRI, Gir E, Rodrigues ARF. Compreendendo a sexualidade de indivíduos portadores de HIV-1. Revista da Escola de Enfermagem USP. 2000 Set. Acesso em 27/11/2010; 3(3): 258-263.

14- GUIMARÃES, DA; SILVA, ES. 2008. Formação em ciências da saúde: diálogos entre saúde coletiva e a educação para a cidadania. Revista Ciência & Saúde Coletiva. Acesso em 04/11/2010.

15- BRASIL. Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, OMS. 2002. Política de recursos humanos em saúde: seminário internacional. Brasília.

16- BRASIL. Ministério da Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. 2004a. HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília.

17- BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. 2004b. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília.

18- Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8.ed. São Paulo: Hucitec; 2004.

19- Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1979.

20- Faria, J. B., & Seidl, E. M. F. Religiosidade, enfrentamento e bem-estar subjetivo em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Psicologia em Estudo. 2006 [Acesso em 2012 out 28]; 11(1), 155-164.

21– Leite MT, Moura C, Berlezi EM. Doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS na opinião de idosos que participam de grupos de terceira idade. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro. 2007[acesso em 2011 05 mar]; 10(3).

22- Fonseca JFAMF da. O processo de trabalho em HIV/Aids: a visão dos profissionais [dissertação]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; 2007 [acesso 13 jun. 2012].