Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO E TRABALHO DO SUS. SEU PAPEL NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Paula Hemã­lia de Souza Nunes, Francisca Neiliane Bezerra

Resumo


O Sistema Único de Saúde, apoiado no princípio geral de que saúde é direito do cidadão e dever do Estado, foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado por leis ordinárias de 1990 (Barros, 1995). Espera-se que todo o atendimento prestado aos clientes seja de caráter universal, gratuito, de qualidade e resolutivo, assim, como todos os profissionais de saúde estejam preparados para atender na área da Saúde Pública. Área que tem como instrumento auxiliar a educação em saúde, que para L’Abbate (1994) tem muito a contribuir, desde que se parta da consideração de que Educação em Saúde é uma prática social concreta, que se forma entre profissionais e clientes. Segundo o INCA (2012), “o câncer de mama é um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, sendo provavelmente o mais temido pelas mulheres devido à sua alta mortalidade e pelas suas repercussões psicológicas e na qualidade de vida”, Conforme Conde, (2006) 73% dos tumores nas mamas são detectados pela própria mulher, por isso o autoexame deve ser realizado mensalmente e é importante verificar a presença de nódulos, mudanças na textura da pele, vermelhidão, alterações nos mamilos ou secreções nos mesmos. Sabe-se que o diagnóstico precoce do câncer de mama está ligado, indubitavelmente, ao acesso à informação para as mulheres, conscientizando-as sobre a importância da realização do exame clínico das mamas pelo médico e do exame de mamografia, e também do autoexame da mama. Os organismos internacionais de saúde pública estimulam o princípio da utilização de métodos mais simples para os de maior complexidade, e o autoexame encontrou na literatura médica estudos que demonstraram sua eficácia e a recomendação para sua utilização no passado. No entanto, o autoexame das mamas ainda tem seu lugar no contexto das práticas de autocuidado com a saúde. No Brasil, as recentes Normas e Recomendações do Ministério da Saúde para o controle do Câncer de Mama recomendam que o Sistema Único de Saúde desenvolva ações de educação para o ensinamento da palpação das mamas pela própria mulher como estratégia dos cuidados com o próprio corpo.

Palavras-chave


Autoexame; Educação em saúde; SUS

Referências


BARROS, E. Política de Saúde: a complexa tarefa de enxergar a mudança onde tudo parece permanência. Curitiba,1995.

CONDE D.M.. et al. Qualidade de vida de mulheres com câncer de mama. Revista Brasileira de Ginecologia Obstet. 2006; 28 (3):195-204.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Estimativa 2012. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2012.

L’ABBATE,S. Trabalho de grupo e instituição. Texto apresentado no I Seminário de Aprofundamento Teórico-metodológico do Laboratório de Comunicação e Educação em Saúde. In: Ciências Sociais e Saúde Bucal: Questões e Perspectivas. 1. ed. São Paulo, Bauru: Editora da UNESP, 1998, v.1.