Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE NA PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES: CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM
Rachel Franklin da Costa, Regina Célia Gollner Zeitoune

Resumo


Introdução: A adolescência é considerada como a fase a qual se aceleram o crescimento, o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade do ser humano. Está situada entre a infância e a idade adulta, marcada por grandes transformações físicas, psíquicas e sociais e delimitada cronologicamente pela Organização Mundial da Saúde como a faixa dos 10 aos 19 anos de idade. A saúde do adolescente muitas vezes não está ligada diretamente a problemas na esfera orgânica, podendo ser influenciada pelas más condições de vida, pelas situações de abandono, e envolvimento com prostituição, ou até uso de drogas, como também, ocasiões em que o adolescente sofre algum tipo de violência. Assim, os serviços de saúde devem estar preparados para oferecer cuidados a esses jovens, baseando-se nas demandas dos mesmos e na integralidade. Objetivo: analisar a percepção dos adolescentes sobre saúde com vistas à assistência de enfermagem para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Método: Trata-se de estudo exploratório, realizado em três escolas municipais que possuem o ensino fundamental II. Os sujeitos foram adolescentes e a coleta de dados foi com a realização de grupos focais. Resultados: A saúde foi discutida pelos adolescentes como uma dimensão diferente e ampliada da mencionada pela Organização Mundial da Saúde. Trouxeram características de bem estar físico, mental e social bem como, a importância do lazer, da prevenção de doenças, de hábitos saudáveis e da necessidade de acesso a bens e serviços de saúde. Não houve dificuldades para a obtenção de conceitos sobre saúde, pois trouxeram uma consciência da importância da prática dos hábitos de vida saudáveis. Conclusão: Os adolescentes tem a percepção da saúde em associação com determinantes sociais que produzem um estilo de vida mais saudável e isto, facilita o planejamento e a prática assistencial repensando estratégias voltadas para a melhoria de saúde dos adolescentes.

Palavras-chave


Enfermagem; Adolescente; Saúde

Referências


  1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria da Saúde. Manual de atenção à saúde do adolescente./ Secretaria da Saúde. Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde- CODEPPS. São Paulo: SMS; 2006.
  2. Taquette SR et al. Conflitos éticos no atendimento à saúde de adolescentes. Cadernos de Saúde Pública 200;5 21(6): 1717-25. .
  3. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.