Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À PESSOA COM NEOPLASIA BILIAR MALIGNA: ESTUDO DE CASO
Gessica de Almeida Cerqueira, Gessyca Vitória Alves, Eula Rayssa Ximenes Ferreira, Angela Santos de Santana, Letícia Oliveira, Elaine Guedes Fontoura

Resumo


Foi realizado um estudo de caso clínico, em uma enfermaria da unidade de clínica cirúrgica de um hospital público de Feira de Santana, Bahia, no período de setembro a novembro de 2013, por quatro graduandas de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, e orientado pela professora doutora em Cuidados Paliativos. O estudo teve como objetivo implementar o processo de enfermagem a uma pessoa em cuidados paliativos depois do diagnóstico de neoplasia biliar maligna com metástase hepática. Os dados foram obtidos através do acompanhamento do caso da Srª ABB 59 anos admitida em agosto de 2013, internada por 32 dias evoluindo para morte, devido processo avançado da doença. A paciente foi acompanhada pelas discentes da disciplina saúde do adulto e do idoso II. Diante do caso apresentado foram levantados os diagnósticos de enfermagem de acordo com a taxonomia da NANDA, com destaque para nutrição oral prejudicada, déficit para o autocuidado e tristeza crônica relacionada à experiência da doença crônica. As metas a serem alcançadas foram proporcionar melhor qualidade de vida, durantes os últimos dias vitais da paciente e apoiar a família. Os resultados esperados foram alívio da dor, melhora da função respiratória, manutenção da integridade da pele, alívio da intolerância nutricional e controle emocional da família. Foi concluído que a paciente foi internada em estágio avançado da doença neoplásica sendo realizado tratamento paliativo para alívio da dor e do sofrimento, fato ocorrido em um Hospital Público com deficiências, principalmente a falta de capacitação profissional e estrutural para esse tipo de assistência. Observou-se a revolta dos familiares com a situação e a dificuldade de relacionamento com a equipe de saúde. A sistematização da assistência de enfermagem foi muito significativa para a programação das intervenções de cuidado e consequentemente o alcance dessas ações.

Palavras-chave


Neoplasia biliar maligna; Processo de enfermagem; Estudo de caso; Cuidado de enfermagem.

Referências


AYOUB, A. C; et al. Planejando o cuidar na enfermagem oncológica. – São Paulo: Lemar, p. 201- 2000.

CARPENITO-MOYET, L.J. Manual de diagnósticos de enfermagem. 10 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARPENITO-MOYET, L.J.; THORELL, A.; GARCEZ, R.M.; AMBROSINI, L. Planos de cuidados de enfermagem e documentação: diagnósticos de enfermagem e problemas colaborativos. 4 ed. Porto alegre : Artmed, 2006.

DANI, R.; CASTRO, L. de P. Gastroenterologia Clínica. – Rio de Janeiro: Guanabara, v. 2, p. 1246-47 -1988.

FRANCISCO, M. C. et al. Abdome agudo obstrutivo: Revisando pontos fundamentais. Rev. Imagem, 2008.

HORTA, W. de A. Processo de enfermagem - São Paulo: EPU, p. 68 - 1979.

Instituto Oncoguia. Causas do Câncer de Vesícula Biliar. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/causas-do-cancer-de-vesicula-biliar/3489/568/>. Acesso em 24 de out. 2013.

LUCAS, A. J. O Processo de Enfermagem do Trabalho. 1ª. ed. São Paulo: Iátria, 2004.

MARTINS, Gilberto de andrade. Estudo de Caso: Uma Estratégia de Pesquisa. 2ª. ed. São Paulo,Editora Atlas s. A. 2008.

MOHALLEM,  A.G. da C.; FARAH, O. G. D.; LASELVA; C. R. Enfermagem pelo método de casos. Barueri SP: Manole, 2011.

NETTINA, S. M. Brunner. Prática de enfermagem. Guanabara Koogan, v. 1, 5; p. 157, 2012.

PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. São Paulo: Rev. Saúde Pública – 2001.

PIMENTA, C. A. de M; MOTA, D.D. C. de F; CRUZ, D.de A. L.M. Dor e cuidados paliativos: Enfermagem, Medicina e Psicologia. São Paulo: Manole, p.434-438, 125, 161 – 2006.

ROCHA, M. S. et al. Colangiopancreatografia por ressonância Magnética: uma nova forma de avaliar as vias biliares e pancreáticas. Med Brasil, 1988.

SILVA, M. C. N. RESOLUÇÃO COFEN Nº 423/2012. Disponível em: <http://novo.portalcofen.gov.br/resoluo-cofen-n-4232012_8956.html>. Acesso em 2 de nov. 2013.

SLEISENGER, Marvin H; FORDTRAN, John S. Tratado de Gastroenterologia.  Rio de Janeiro: Interamericana, 2ed. v. 2 p.1116-1118, 1981.

TORRES, O. J. M. FERRAZ, Á. A. B. AMARAL, P. C. G.do. Câncer de vesícula biliar. PROACI, SEMCAD. Out 2010.