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O PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR NOS CURSOS DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: o estudo se desenvolveu na perspectiva de melhor compreender como o processo de formação superior tem contribuído para o preparo dos enfermeiros na atuação e intervenção no contexto da saúde do trabalhador. Objetivo: compreender como a formação superior tem orientado os acadêmicos de enfermagem para assistência à saúde do trabalhador. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, nos moldes de estudo de caso realizado com três cursos de graduação em enfermagem de universidade federal, estadual e comunitária, as quais totalizam os cursos de enfermagem do Oeste de Santa Catarina. A primeira etapa da coleta de dados envolveu a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) com foco nas ementas, objetivos, referências e conteúdos descritos nos planos de ensino e das atividades extracurriculares com foco na saúde do trabalhador. Os dados foram coletados nos meses de Agosto a Novembro de 2013 e analisados por meio da Análise Temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNOCHAPECÓ, sob o nº 115/13. Resultados: a análise documental revelou o predomínio de temáticas de interface à saúde do trabalhador, permeando os PPC dos cursos, os conteúdos enfatizam discussões relacionadas à vigilância em saúde do trabalhador; biossegurança e precauções padrão; uso de agrotóxicos; saúde ocupacional; prevenção de acidentes e questões envolvendo as políticas públicas de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde. Os objetivos das disciplinas, dispostos nos ementários, não focalizam o preparo do estudante para melhor assistir o trabalhador e intervir sobre os diferentes contextos de trabalho. Os cursos apresentam escassez de espaços práticos para formação com foco na assistência ao trabalhador e poucos atividades de pesquisa e extensão envolvendo a temática. Contudo, um dos cursos possui a disciplina optativa voltada à temática, ainda não oferecida, e um curso possui um grupo de pesquisa que se dedica ao estudo do processo de trabalho em saúde. Conclusão: observam-se as fragilidades do processo de ensino-aprendizagem dos enfermeiros no que se refere ao fomento da práxis destes profissionais qualificada para a assistência dos trabalhadores. As ementas, objetivos e referência dos PPC sinalizam a influência da biomedicina nas temáticas trabalhadas com os estudantes, que por vezes se voltam prioritariamente ao nexo causal dos acidentes de trabalho, e restringem a abordagem no que se refere à complexidade, singularidade e dinamicidade da interação do indivíduo com seu trabalho.
Palavras-chave
Saúde do trabalhador; Enfermagem; Competência profissional.