Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPACTO DOS ERROS NOS REGISTROS DE ENFERMAGEM PARA O SERVIÇO DE AUDITORIA
Clayre Anne de Araujo Aguiar, Maria de Fátima Frederico Menezes, Aline Almeida de Morais Vidal, Telma Maria do Nascimento Elias, Adna Ribeiro Braquehais

Resumo


O estudo tem como objetivo identificar o impacto dos erros nos registros de enfermagem para o serviço de auditoria baseado na literatura existente. Realizado por meio de revisão bibliográfica, sendo relacionados textos que fazem referência ao tema proposto no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2012. Foram encontradas 9 referências bibliográficas e destes, selecionados 7, sendo 1 resumo de tese, 2 monografias e 4 artigos científicos. Constatou-se que os registros de enfermagem são de extrema importância para o acompanhamento e avaliação dos níveis de qualidade da assistência prestada, produtividade do trabalho, desde que se constitua em registros sistematizados, objetivo e claro. A anotação destes itens pelos membros da equipe de enfermagem é relevante, tanto para o cliente, como para a instituição no momento da cobrança dos procedimentos e materiais utilizados, diminuindo assim o número de glosas nas contas hospitalares da instituição. Os autores estudados concordam que a não anotação de enfermagem nos prontuários dos pacientes, representam um custo para a instituição, destacando sua importância já que a maioria das justificativas encontra-se embasadas apenas em registros de enfermagem. O profissional poderá ser questionado caso o cuidado e a ação de enfermagem não estejam registrados adequadamente, pois é nos registros de enfermagem que as ações cuidativas são evidenciadas. O quantitativo de recursos humanos pode ocasionar estas falhas, pois a equipe de enfermagem estará prestando cuidado aos clientes, limitando o tempo necessário para a realização dos registros. Cabe aos profissionais de enfermagem planejar as atividades e realizar o dimensionamento de pessoal adequado. Incorreções nestes documentos são, porém, ainda frequentes, tornando necessário a adoção de estratégias que venha a conscientizar e a motivar a equipe de enfermagem na busca de soluções e alternativas para estas eventuais falhas, conjugando esforços com a auditoria em busca de melhoria constante na prestação de cuidados aos pacientes e ao desempenho econômico e financeiro da instituição. O estudo evidenciou a importância das anotações de enfermagem não só como objeto de pesquisa da auditoria de enfermagem, mas também como instrumento da economia hospitalar, pois é através delas que a auditoria analisa a qualidade da assistência de enfermagem e controla as perdas financeiras da instituição.

Palavras-chave


Avaliação em saúde;Auditoria de Enfermagem;Registros de Enfermagem;

Referências


COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Ministério da Saúde. Resolução do Cofen-191/96. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Enfermagem. Disponível em: HTTP: www.portal.cofen.gov.br. 2007. Acesso em 06 de set 2011.