Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ADOLESCÊNCIA E OS HÁBITOS SAUDÁVEIS DE VIDA
Rachel Franklin da Costa, Regina Célia Gollner Zeitoune

Resumo


Introdução: Os hábitos saudáveis de vida levam à promoção de saúde e à prevenção de doenças. A adolescência é uma fase importante para o desenvolvimento de um estilo de vida saudável, pois tendem a permanecer com estas atitudes por toda a vida. Portanto, devem ser estimulados pelos familiares e profissionais de saúde à tomadas de decisões que levem a comportamentos adequados para obtenção de saúde. Objetivo: analisar a percepção dos adolescentes sobre hábitos saudáveis de vida com vistas à promoção da saúde e a prevenção de doenças. Método: Trata-se de estudo qualitativo, realizado em três escolas municipais que possuem o ensino fundamental II. Os sujeitos foram 36 adolescentes e a coleta de dados foi com a realização de grupos focais. As informações foram organizadas e interpretadas a partir da análise temática de Bardin. Resultados: Há uma variedade de hábitos saudáveis de vida enfatizadas pelos adolescentes como o acesso a uma alimentação saudável, à água potável e ao saneamento básico, a melhoria dos espaços na escola para a prática de esportes, a existência de livros que interessem a esta faixa etária, atividades de lazer para o melhoramento da saúde mental, segurança nas ruas e profissionais nos serviços de saúde que possam atendê-los em suas especificidades. Conclusão: Este estudo buscou captar a percepção dos adolescentes sobre os hábitos saudáveis de vida com a perspectiva de que esta faixa etária seja assistida de acordo com suas demandas para promoção da saúde e prevenção de doenças. Neste sentido, os profissionais devem ser sensíveis para captar esta demanda de aspectos biológico, psíquico e social para planejarem e atuarem de forma interdisciplinar e integral voltada para a individualidade do ser que é cuidado.  .

Palavras-chave


adolescência; saúde; enfermagem

Referências


  1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria da Saúde. Manual de atenção à saúde do adolescente./ Secretaria da Saúde. Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde- CODEPPS. São Paulo: SMS; 2006.
  2. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.
  3. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília DF: Ministério da Saúde; 2005.
  4. Costa RF da, Queiroz MVO, Zeitoune RCG. Cuidado aos adolescentes na atenção primária: perspectivas de integralidade. Esc. Anna Nery 2012; 16(3): 466-72.